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Tipo: Dissertação
Título: Repercussão da avaliação de desempenho do profissional técnico da educação superior sob a perspectiva de avaliadores e avaliados
Autor(es): Ferri, Silvania da Silva
Orientador: Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Palavras-chave: Universidade do Estado de Mato Grosso;Desempenho - Avaliação;Administração de pessoal
Data do documento: 2020
Citação: FERRI, Silvania da Silva. Repercussão da avaliação de desempenho do profissional técnico da educação superior sob a perspectiva de avaliadores e avaliados. Orientadora: Sueli Maria de Araújo Cavalcante. 2020. 89 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: Avaliar o desempenho das pessoas tem sido um grande desafio para as organizações, pela complexidade de se proceder com o processo de avaliação de tal forma que venha a ser justo para todos os envolvidos, e além de ser usado para que se atinjam os objetivos de desenvolvimento da organização. Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de avaliação de desempenho dos Profissionais Técnicos da Educação Superior - PTES na UNEMAT, sob a perspectiva de avaliados e avaliadores. Apresenta aspectos teóricos sobre gestão de pessoas nas organizações, destacando o processo de avaliação de desempenho e a referência de alguns modelos. Discute algumas pesquisas realizadas sobre a avaliação de desempenho na Administração Pública e sua importância para a instituição. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, e quanto aos procedimentos técnicos, classifica-se como estudo de caso, cujas fontes foram a pesquisa documental e de campo. O instrumento de coleta de dados foi o questionário encaminhado a todos os 198 servidores Profissionais Técnicos da Educação Superior - PTES e Docentes lotados na unidade administrativa - Reitoria da UNEMAT. Foram analisadas as respostas de 48 participantes, sendo 26 servidores PTES e 22 servidores na condição de Gestor, representando os gestores, foram 16 PTES e 6 Docentes. A análise consistiu na categorização das informações para a compreensão da problemática utilizando a técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016). Como resultado, tanto os avaliadores quanto avaliados, concordam que os critérios de comportamento no trabalho, qualidade no trabalho, iniciativa, eficiência e responsabilidade, não contemplam o grau de especificidade e responsabilidade que a função exige, principalmente por utilizar um formulário de avaliação de desempenho padrão para todos os servidores PTES, não contemplando critérios necessários para a avaliação de gestores. Quanto aos procedimentos avaliativos, foram observadas preocupações com o baixo número de servidores PTES na instituição, falta de impessoalidade nas avaliações, ausência de capacitação para o processo avaliativo e falta de feedback. Em relação à percepção dos resultados da avaliação de desempenho enquanto aperfeiçoamento para o desempenho, os resultados obtidos pela pesquisa indicam que os participantes desconhecem qualquer ação desenvolvida na Instituição que esteja relacionada ao aperfeiçoamento no desempenho do servidor e consequente desenvolvimento organizacional.
Abstract: Evaluating people's performance has been a great challenge for organizations, due to the complexity of proceeding with the evaluation process in such a way that it will be fair to the ones involved and it is also used to achieve the organization's development goals. This work aims to analyze the performance evaluation process of the Technical Professionals of Higher Education – PTES at UNEMAT, under the perspective of evaluated and evaluators’. It presents theoretical aspects about people management in organizations, highlighting the performance evaluation process and the reference of some models. Discusses some research carried out on performance evaluation in Public Administration and its importance for the institution. It is a descriptive research with a qualitative approach, and as for technical procedures, it is classified as a case study whose sources were documentary and field research. The data collection instrument was the questionnaire sent to all the 198 servers Higher Education Technical Professionals (PTES) and Teacher assigned to the administrative unit - Rectory of UNEMAT. We had some analyzed from 48 participants, 26 of them being PTES servers and 22 being managers; representing the managers, there were 16 technical and 6 teacher. The analysis consisted of categorizing information to understand the problem using the Content Analysis technique, according to Bardin (2016). As a result, both evaluated and evaluators agree that the criteria of behavior at work, quality at work, initiative, efficiency and responsibility, do not contemplate the degree of specificity and responsibility that the function requires, mainly by using a standard performance evaluation form for all PTES servers, not contemplating criteria necessary for the evaluation of managers. Regarding the evaluation procedures, concerns were observed with the low number of PTES servers in the institution, lack of impersonality in the evaluations, lack of training for the evaluation process and lack of feedback. When it comes to the perception of the results of the performance evaluation as an improvement for the performance, the results obtained by the research indicate that the participants are unaware of any action developed in the institution that is related to the improvement in the performance of the server and consequent organizational development.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57645
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