Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57579
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nascimento, Marco Antonio Toledo | - |
dc.contributor.author | Santos, Gleiciane Regia dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-05T19:37:28Z | - |
dc.date.available | 2021-04-05T19:37:28Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Gleiciane Regia dos. Reisado de Massapê, Ceará: uma experiência pedagógica. 2020. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57579 | - |
dc.description.abstract | This work is the result of a pedagogical proposal that used the Reisado’s festivities in art classes. This proposal aimed to use the Reisado as a form of pedagogical content, with the aim of developing teaching material based on the local Reisado. It was implemented with first-year students from the Governador Adauto Bezerra High School in Massapê, Ceará. The aim was to promote autonomy, creativity, and a greater interaction of students with art in school. The main theoretical frameworks adopted were the following: Oswald Barroso (2010, 2013) in relation to discussions on the Reisado’s festivities, Ana Mae Barbosa (2008,2010) with respect to the importance of valorizing folk art and the Base Nacional Comum Curricular-BNCC (National Common Core Curriculum) with regard to the space and the value of folk artwork in school. The methodology used was based on the details outlined in the proposal, such as conversation groups, practical activities in terms of developing teaching material, field observation, lectures, and the production of Reisado in school and a documentary, among other pedagogical resources. It was concluded that through the use of the Reisado as a form of pedagogical content, there was a legitimization of local art within the educational environment. This approximation of the art classes’ content with the students’ reality resulted in a greater engagement of students with the subject and with school in general. Thus, this pedagogical proposal becomes relevant because it presents a possibility of working with folk art in high school, which can be applied by teachers in other school contexts. Keywords: Reisado. Student-centered learning. Classroom Management. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Reisado | pt_BR |
dc.subject | Arte local | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem centrada no aluno | pt_BR |
dc.subject | Gestão de sala de aula | pt_BR |
dc.title | Reisado de Massapê, Ceará: uma experiência pedagógica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Aristides, Marcos André Martins | - |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho é resultado de uma proposta pedagógica que utilizou o folguedo de Reisado na aula de arte. O objetivo dessa proposta foi utilizar o Reisado como conteúdo pedagógico, visando a construção de um material didático com base no Reisado local. Foi aplicada com alunos de 1º ano da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, em Massapê, Ceará. Buscou-se promover a autonomia, a criatividade e uma maior interação dos alunos com a arte na escola. Os principais referenciais teóricos adotados foram os seguintes: Oswald Barroso (2010, 2013) nas discussões acerca do folguedo de Reisado, Ana Mae Barbosa (2008, 2010) na importância da valorização da arte popular e a Base Nacional Comum Curricular-BNCC, no que se refere ao espaço e valor do trabalho com arte popular na escola. A metodologia utilizada se deu a partir dos dados trazidos na proposta, tais como: rodas de conversa, atividades práticas de construção de material didático, observação de campo, palestra, produção do folguedo na escola e produção de documentário, dentre outros recursos pedagógicos. Concluiu-se que através da utilização do Reisado como conteúdo pedagógico na escola, houve realmente uma legitimação da arte local dentro do espaço escolar. Essa aproximação do conteúdo da aula de arte com a realidade dos alunos, proporcionou maior engajamento dos estudantes com a disciplina e com escola de modo geral. Assim, essa proposta pedagógica torna-se relevante já que apresenta uma possibilidade de trabalho com arte popular no Ensino Médio, que pode ser aplicada por professores em outros contextos escolares. | pt_BR |
dc.title.en | Reisado from Massapê, Ceará: a pedagogical experience | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_grsantos.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.