Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Nildo Loiola-
dc.contributor.authorVieira, Thalison de Souza-
dc.date.accessioned2021-04-05T18:34:10Z-
dc.date.available2021-04-05T18:34:10Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationTHALISON, S. V. A utilização de simulações como ferramenta alternativa para o ensino de Física. 2021. 43 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57572-
dc.description.abstractIn this paper we present a qualitative study on the use of simulation of experiments in the teaching of physics. When inserting simulations as an alternative tool in the teaching of Physics, the teacher will be contributing to the formation of a critical and experimentalist student, in addition, he will have an attractive and dynamic class, providing a greater abstraction of the studied phenomena. However, some challenges hinder the insertion of simulations in teaching practices, such as lack of computers, projectors and/or quality internet. The objective is to show the feasibility of using simulations as an alternative tool in the teaching of Physics, through a qualitative research that was developed in two parts. In the first part, we performed the analysis of three simulations referring to the content of mechanics, being on the rotation movement, Atwood machine and free fall, verifying which topics of Physics and tools could be approached together the simulations. In the second part, we applied a questionnaire to teachers seeking to know their opinions on the use of simulations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSimulaçõespt_BR
dc.subjectFerramenta alternativapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.titleA utilização de simulações como ferramenta alternativa para o ensino de Físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho apresentamos um estudo qualitativo sobre o uso de simulação de experimentos no ensino de Física. Ao inserir simulações como ferramenta alternativa no ensino de Física, o professor estará contribuindo para a formação de um estudante crítico e experimentalista, além disso, terá uma aula atrativa e dinâmica, proporcionando uma maior abstração dos fenômenos estudados. Porém, alguns desafios dificultam a inserção das simulações em práticas docentes, tais como, falta de computadores, projetores e/ou internet de qualidade. O objetivo é mostrar a viabilidade do uso de simulações como ferramenta alternativa no ensino de Física, por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo que foi desenvolvida em duas partes. Na primeira parte realizamos a análise de três simulações referentes ao conteúdo de mecânica, sendo elas sobre o movimento de rotação, máquina de Atwood e queda-livre, verificando quais tópicos de Física e ferramentas poderiam ser abordadas juntos as simulações. Na segunda parte, aplicamos um questionário aos professores buscando saber suas opiniões sobre a utilização de simulações.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_tsvieira.pdf702,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.