Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57567
Tipo: Resumo
Título: Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
Autor(es): Sales, Lucinda Alexandre
Silva, Andreia Turolo da
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.];Linguagem e línguas - Estudo e ensino;Ensino;Didática;Estratégias de aprendizagem
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SALES, Lucinda Alexandre; SILVA, Andreia Turolo da. Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O método comunicativo é uma abordagem de ensino que surgiu face à necessidade de um meio mais eficiente de ensinar uma língua. Seu maior foco é no ato da comunicação e o significado partindo dos interesses do aluno (WIDDOWSON, 1978). Por essas razões, o NucLi (Núcleo de Línguas do programa Inglês sem Fronteiras) adota a abordagem comunicativa para o desenvolvimento das aulas em todos os cursos e oficinas que oferta. Essa apresentação consiste na investigação da percepção dos alunos do NucLi sobre a abordagem comunicativa de ensino de línguas. Para isso, ao fim de cada aula, os alunos são questionados a respeito de suas impressões quanto ao conteúdo trabalhado, quais atividades foram mais desafiadoras e quais facilitaram o aprendizado. Buscamos também saber as percepções dos alunos sobre o uso da língua materna e da língua estrangeira em sala. Os resultados apontam que, apesar de procurarem fluência constante na língua alvo, os alunos gostam de correção imediata, o que leva a questionar o método como única alternativa de ensino da língua estrangeira, já que não alcança sempre as prioridades individuais do aluno. Ao fim do curso, os estudantes respondem a um questionário escrito quanto às suas considerações finais sobre a experiência, o que pode melhorar e o que deve ser mantido. Espera-se entender mais sobre as necessidades e interesses dos alunos e ao mesmo tempo reafirmar o método comunicativo como uma abordagem eficaz de ensino e descobrir e sanar suas fraquezas de acordo com as necessidades dos alunos. Deste modo, será possível sanar as carências mais evidentes dos estudantes e tornar a aquisição da língua estrangeira uma tarefa mais efetiva. 
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57567
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lasales.pdf73,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.