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dc.contributor.authorMesquita, Victor Felix de-
dc.contributor.authorSantos, Paulo Ricardo Ramos-
dc.contributor.authorLuduvice Neto, Pedro-
dc.contributor.authorNascimento, Rafael da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Débora de Gois-
dc.date.accessioned2021-03-30T13:40:03Z-
dc.date.available2021-03-30T13:40:03Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMESQUITA, Victor Felix de; SANTOS, Paulo Ricardo Ramos; LUDUVICE NETO, Pedro; NASCIMENTO, Rafael da Silva; SANTOS, Débora de Gois. Jogo didático para tornar prático o uso das Atividades que contribuem para a melhoria de processo: elevação da alvenaria estrutural. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUIDO, 15º., 12-14 nov. 2014, Maceió-AL. Anais [...], Maceió-AL., 2014.p.1216-1225. Tema: Avanços no desempenho das construções – pesquisa, inovação e capacitação.pt_BR
dc.identifier.otherDOI 10.17102/entac 2014.284-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57535-
dc.description.abstractBest practices seek to eliminate factors that create interruptions in processes and that occur at construction sites. The objective of this research was to develop a didactic game that helps managers to make practical the use of best practices in structural masonry construction process, to stimulate flow production continuity and to eliminate wastes. The methodology involves the procedures required to development and validation of proposed tool. For this, the following tasks were carried out: exploratory study, preparation of a best practices list, development, validation and application of a checklist; development of didactic game and its validation by the application in a group dynamics, primarily with professors and scientific initiation students, and later with managers of three of the six construction sites researched. As a result it was found that the neglect of most of these activities could result in the occurrence of making-do and consequently in rework; the managers use best practices in their daily and. the game confirmed the information observed in the field and provided an overview of the process by managers. The conclusion is that the game is a teaching tool that can be used to train professionals in the identification of strengths and weaknesses related to management activities not only in construction process of structural masonry elevation, but also in other processes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttps://ctec.ufal.br/posgraduacao/ppgec/sites/default/files/entac2014.pdfpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrução enxutapt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectBoas práticaspt_BR
dc.subjectJogos e simulaçõespt_BR
dc.subjectAtividades facilitadoraspt_BR
dc.titleJogo didático para tornar prático o uso das Atividades que contribuem para a melhoria de processo: elevação da alvenaria estruturalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs boas práticas buscam eliminar fatores que gerem interrupções nos processos que ocorrem nos canteiros de obras. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um jogo didático que auxilie os gerentes de obras no uso das boas práticas no processo construtivo de elevação da alvenaria estrutural, estimulando a continuidade dos fluxos de produção e eliminando perdas. A metodologia envolveu os procedimentos necessários para o desenvolvimento e validação de jogo didático proposto, com realização de estudo exploratório; elaboração de lista de boas práticas; elaboração, validação e aplicação de checklist; desenvolvimento de jogo didático e sua validação através da aplicação em forma de dinâmica de grupo, primeiramente com professores e alunos de iniciação científica e, posteriormente, com gerentes de três dos seis canteiros de obras em que se desenvolveram os estudos. Como resultado, constatou-se que a negligência da maioria dessas atividades poderia resultar na ocorrência de perdas por making-do e, consequentemente, em retrabalhos; os gerentes utilizam boas práticas no seu dia a dia e o jogo de simulação confirmou as informações observadas em campo e proporcionou uma visão geral do processo pelos gerentes. Conclui-se que o jogo didático é uma ferramenta que pode ser utilizada para treinar profissionais na identificação de pontos fortes e frágeis relacionados com as atividades gerenciais tanto para processo construtivo estudado como em outros processospt_BR
Aparece nas coleções:DECC - Artigos publicados em revistas científicas

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