Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57535
Tipo: Artigo de Evento
Título : Jogo didático para tornar prático o uso das Atividades que contribuem para a melhoria de processo: elevação da alvenaria estrutural
Autor : Mesquita, Victor Felix de
Santos, Paulo Ricardo Ramos
Luduvice Neto, Pedro
Nascimento, Rafael da Silva
Santos, Débora de Gois
Palabras clave : Construção enxuta;Construção civil;Boas práticas;Jogos e simulações;Atividades facilitadoras
Fecha de publicación : 2014
Editorial : https://ctec.ufal.br/posgraduacao/ppgec/sites/default/files/entac2014.pdf
Citación : MESQUITA, Victor Felix de; SANTOS, Paulo Ricardo Ramos; LUDUVICE NETO, Pedro; NASCIMENTO, Rafael da Silva; SANTOS, Débora de Gois. Jogo didático para tornar prático o uso das Atividades que contribuem para a melhoria de processo: elevação da alvenaria estrutural. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUIDO, 15º., 12-14 nov. 2014, Maceió-AL. Anais [...], Maceió-AL., 2014.p.1216-1225. Tema: Avanços no desempenho das construções – pesquisa, inovação e capacitação.
Resumen en portugués brasileño: As boas práticas buscam eliminar fatores que gerem interrupções nos processos que ocorrem nos canteiros de obras. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um jogo didático que auxilie os gerentes de obras no uso das boas práticas no processo construtivo de elevação da alvenaria estrutural, estimulando a continuidade dos fluxos de produção e eliminando perdas. A metodologia envolveu os procedimentos necessários para o desenvolvimento e validação de jogo didático proposto, com realização de estudo exploratório; elaboração de lista de boas práticas; elaboração, validação e aplicação de checklist; desenvolvimento de jogo didático e sua validação através da aplicação em forma de dinâmica de grupo, primeiramente com professores e alunos de iniciação científica e, posteriormente, com gerentes de três dos seis canteiros de obras em que se desenvolveram os estudos. Como resultado, constatou-se que a negligência da maioria dessas atividades poderia resultar na ocorrência de perdas por making-do e, consequentemente, em retrabalhos; os gerentes utilizam boas práticas no seu dia a dia e o jogo de simulação confirmou as informações observadas em campo e proporcionou uma visão geral do processo pelos gerentes. Conclui-se que o jogo didático é uma ferramenta que pode ser utilizada para treinar profissionais na identificação de pontos fortes e frágeis relacionados com as atividades gerenciais tanto para processo construtivo estudado como em outros processos
Abstract: Best practices seek to eliminate factors that create interruptions in processes and that occur at construction sites. The objective of this research was to develop a didactic game that helps managers to make practical the use of best practices in structural masonry construction process, to stimulate flow production continuity and to eliminate wastes. The methodology involves the procedures required to development and validation of proposed tool. For this, the following tasks were carried out: exploratory study, preparation of a best practices list, development, validation and application of a checklist; development of didactic game and its validation by the application in a group dynamics, primarily with professors and scientific initiation students, and later with managers of three of the six construction sites researched. As a result it was found that the neglect of most of these activities could result in the occurrence of making-do and consequently in rework; the managers use best practices in their daily and. the game confirmed the information observed in the field and provided an overview of the process by managers. The conclusion is that the game is a teaching tool that can be used to train professionals in the identification of strengths and weaknesses related to management activities not only in construction process of structural masonry elevation, but also in other processes.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57535
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DECC - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_eve_vfdemesquita.pdf981,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.