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dc.contributor.advisorOliveira Junior, José Leite de-
dc.contributor.authorLima, Janyele Gadelha de-
dc.date.accessioned2021-03-29T15:38:44Z-
dc.date.available2021-03-29T15:38:44Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationLIMA, Janyele Gadelha de. A construção alegórica em José Saramago sob o olhar da semiótica greimasiana em A jangada de pedra, Ensaio sobre a cegueira e Ensaio sobre a lucidez. Orientador: José Leite de Olieveira Júnior. 2021. 263 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57524-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate how the rhetorical figure of allegory is constructed, under the bias of Greimasian Semiotics, in three works by the Portuguese author José de Sousa Saramago: A jangada de pedra (1986), Ensaiosobre a cegueira (1995) and Ensaiosobre a lucidez (2004), since the allegorical character is a point repeatedly pointed out by the Saramaguian critical fortune as one of the most singular of its literary production. For this, our research is based on Discursive Semiotics, also called Semiotics Greimasiana, in addition to theoretically relying on Greimas (1975, 1976), its main founder, we will also turn to the important contributions of Greimasian semioticians, such as Barros (1988, 2001 ), Bertrand (2003) and Fiorin (2016). Based on these theoretical references, our methodology considers the levels of the Generative Sense Path: discursive, narrative and fundamental, so that we will follow it to investigate the manifestation of allegory at each of these three levels. Thus, we started our study at the discursive level, by mapping the thematic-figurative isotopies that the enunciator uses to simulate the enunciative scene. We move on to the narrative level, where it is possible to confront the actuarial schemes most representative of the narrations placed in collation. Finally, we observe the fundamental level, the most abstract, in which we search for the categorical elements that underlie the construction of textual meaning. This path points out that the construction of meaning in the selected works presents variations in the process of formation and organization of the rhetorical resource of allegory, but that, observed in a more abstract plane, the Saramaguian allegorical expression suggests a certain semantic invariance around his project of ideological criticism of contemporary society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSaramago, José, 1922-2010. A jangada de pedra - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectSemiótica e literaturapt_BR
dc.subjectSaramago, José, 1922-2010. Ensaio sobre a cegueira: romance - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectAlegoriapt_BR
dc.subjectSaramago, José, 1922-2010. Ensaio sobre a lucidez: romance - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titleA construção alegórica em José Saramago sob o olhar da semiótica greimasiana em A jangada de pedra, Ensaio sobre a cegueira e Ensaio sobre a lucidezpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem por objetivo pesquisar de que modo se constrói a figura retórica da alegoria, sob o viés da Semiótica greimasiana, em três obras do autor português José de Sousa Saramago: A jangada de pedra (1986), Ensaio sobre a cegueira (1995) e Ensaio sobre a lucidez (2004), visto que o caráter alegórico é um ponto reiteradamente apontado pela fortuna crítica saramaguiana como um dos mais singulares de sua produção literária. Para isso, nossa pesquisa se fundamenta na Semiótica Discursiva, também denominada Semiótica Greimasiana, além de nos apoiarmos teoricamente em Greimas (1975, 1976), seu principal fundador, também nos voltaremos para as importantes contribuições de semioticistasgreimasianos, como Barros (1988, 2001), Bertrand (2003) e Fiorin (2016). Partindo desses referenciais teóricos, nossa metodologia considera os níveis do Percurso Gerativo do Sentido: discursivo, narrativo e fundamental, de modo que o seguiremos para investigar a manifestação da alegoria em cada um desses três níveis. Assim, iniciamos nosso estudo pelo nível discursivo, por meio de um mapeamento das isotopias temático-figurativas de que o enunciador se vale para simular a cena enunciativa. Seguimos para o nível narrativo, em que é possível confrontar os esquemas actanciais mais representativos das narrações colocadas em cotejo. Finalmente, observamos o nível fundamental, o mais abstrato, em que buscamos os elementos categóricos que subjazem à construção do sentido textual. Esse percurso aponta que a construção do sentido nas obras selecionadas apresenta variações no processo de formação e organização do recurso retórico da alegoria, mas que, observada num plano mais abstrato, a expressão alegórica saramaguiana sugere certa invariância semântica em torno de seu projeto de crítica ideológica da sociedade contemporânea.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

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