Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57360Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Cunha, Joao Paulo Ursulino | - |
| dc.contributor.author | Barbosa, Denise Silveira | - |
| dc.contributor.author | Santos, Marcos Silva | - |
| dc.contributor.author | Ribeiro, Rafaela de Medeiros | - |
| dc.contributor.author | Oliveira, Taciana Cordeiro Dantas de | - |
| dc.contributor.author | Barbosa, Joao Ilo Coelho | - |
| dc.date.accessioned | 2021-03-22T12:45:04Z | - |
| dc.date.available | 2021-03-22T12:45:04Z | - |
| dc.date.issued | 2016 | - |
| dc.identifier.citation | CUNHA, Joao Paulo Ursulino; BARBOSA, Denise Silveira; SANTOS, Marcos Silva; RIBEIRO, Rafaela de Medeiros; OLIVEIRA, Taciana Cordeiro Dantas de; BARBOSA, Joao Ilo Coelho. Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57360 | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Bullying | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação do comportamento | pt_BR |
| dc.subject | Análise do comportamento | pt_BR |
| dc.subject | Habilidades sociais | pt_BR |
| dc.subject | Violência na escola - Prevenção | pt_BR |
| dc.title | Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228) | pt_BR |
| dc.type | Resumo | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Um dos problemas mais recorrentes em âmbito escolar são as manifestações de violência entre alunos, em especial o bullying. Conceituado na década de 70 por Dan Olweus, o bullying refere-se a uma manifestação de violência intencional entre pares que produz uma relação assimétrica de poder. Há discussões sobre o número de episódios de violência necessários para se caracterizar o bullying, mas é consensual que essa prática tão comum e banalizada produza efeitos negativos na história de vida dos envolvidos. Pensando nisso, o projeto Psicoeduca – vinculado ao Laboratório de Estudos em Análise do Comportamento (LEAC) – foi criado para intervir em escolas públicas da cidade de Fortaleza com o objetivo de reduzir a ocorrência de práticas de bullying e aumentar a ocorrência de comportamentos socialmente aceitos. A partir do referencial teórico da Análise do Comportamento e das Habilidades Sociais, o projeto, que conta com seis extensionistas, intervém com os profissionais da escola, alunos e seus familiares por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas vivenciais, role playing e criação de fanzines. Além disso, está sendo desenvolvido um curso de capacitação de professores com o objetivo de que estes possam identificar e intervir de maneira adequada em possíveis episódios de bullying, bem como uma cartilha de orientação para encaminhamentos, quando se tornem necessários. Dados preliminares obtidos pelo projeto justificam a necessidade de intervenções desta natureza em escolas, visto a magnitude do problema e a carência de políticas públicas voltadas para a prevenção da violência nas escolas. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2016_resumo_eve_jpucunha.pdf | 74,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.