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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBraga, Robson da Silva-
dc.contributor.authorAdjalla, Ablavi Victoire-
dc.date.accessioned2021-03-18T20:57:10Z-
dc.date.available2021-03-18T20:57:10Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationADJALLA, Ablavi Victoire. Nós por nós: relatos de racismo e xenofobia em Fortaleza e Redenção (relatório). Orientador: Robson da Silva Braga. 2020. 26 f. TCC (Graduação em Jornalismo) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57349-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectXenofobiapt_BR
dc.subjectÁfricapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectLivro-reportagempt_BR
dc.titleNós por nós: relatos de racismo e xenofobia em Fortaleza e Redençãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho foi de elaborar um livro-reportagem que compila relatos de 19 estudantes de países africanos que sofrem racismo e xenofobia em Fortaleza e Redenção. Por meio de textos jornalísticos, dividimos os depoimentos em seis capítulos com base nos temas que evidenciam o racismo brasileiro de cada dia, a fim de entender por que esses estudantes passam por tais situações. Para a elaboração desse produto, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: a) entrevista em profundidade, para coleta de informações e relatos dos estudantes; b) entrevistas semiestruturadas com especialistas, representantes de entidades e membros de movimentos ligados às temáticas; c) realização de enquete online para entender como estudantes e não estudantes vindos de países africanos são vistos pela sociedade brasileira em outras cidades do Brasil; d) e ensaio fotográfico. Em termos conceituais, baseamos-nos em discussões sobre representação, estigma, identidade e racismo.pt_BR
dc.description.abstract-frL'objectif de ce travail était d'élaborer un livre-reportage qui compile les rapports de 19 étudiants de pays africains qui souffrent de racisme et de xénophobie à Fortaleza et Redenção. À travers des textes journalistiques, nous avons divisé les témoignages en six chapitres basés sur les thèmes qui montrent le racisme brésilien de chaque jour, afin de comprendre pourquoi ces étudiants traversent de telles situations. Pour l'élaboration de ce produit, les procédures méthodologiques suivantes ont été adoptées: a) entrevue approfondie, pour recueillir des informations et des rapports d'étudiants; b) des entrevues semi-structurées avec des spécialistes, des représentants d'entités et des membres de mouvements liés aux thèmes; c) la réalisation d´une enquête en ligne pour comprendre comment les étudiants et les non-étudiants des pays africains sont perçus par la société brésilienne dans d'autres villes du Brésil; d) et séance de photo. Conceptuellement, nous nous sommes basés sur des discussions sur la représentation, la stigmatisation, l'identité et le racisme.pt_BR
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