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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFreire, Jefferson Matheus da Costa-
dc.contributor.authorPeres Júnior, Hélio de Souza-
dc.contributor.authorAraújo, Lis Caetano Nóbrega Costa-
dc.contributor.authorNeves Filho, José Ayrton Carlos de-
dc.contributor.authorTimbó, Solangio Rodrigues-
dc.contributor.authorSousa, Emilia Tome de-
dc.date.accessioned2021-03-18T11:29:39Z-
dc.date.available2021-03-18T11:29:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFREIRE, Jefferson Matheus da Costa; PERES JÚNIOR, Hélio de Souza; ARAÚJO, Lis Caetano Nóbrega Costa; NEVES FILHO, José Ayrton Carlos de; TIMBÓ, Solangio Rodrigues; SOUSA, Emilia Tome de. LIPAT nas escolas: educativa em sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis para adolescentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57327-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação sexual para adolescentespt_BR
dc.subjectDoenças sexualmente transmissíveis - Prevençãopt_BR
dc.subjectAdolescentes - Saúde e higienept_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.titleLIPAT nas escolas: educativa em sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis para adolescentespt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrJustificativa: A Liga de Patologia, Projeto de Extensão da UFC, buscando promover mudanças sociais através da interação da Universidade com a comunidade, percebeu um número elevado de adolescentes grávidas no bairro Rodolfo Teófilo, o que demonstra uma carência em conhecimentos sobre sexualidade e risco de DST. Objetivo: Avaliar e divulgar informações sobre Educação Sexual e DST entre adolescentes de escola pública do bairro Rodolfo Teófilo. Metodologia: Os alunos do projeto fizeram parceria com a E.M. E. I. F. Monsenhor Linhares, entrando em contato com seus alunos para debater a princípio o tema “Educação Sexual e DST's”, visto a necessidade apontada pela instituição. Durante a apresentação foram usados slides expositivos, expostos métodos contraceptivos, além de retiradas dúvidas. Foi realizado um teste antes e após a aula para avaliar o conhecimento dos alunos, que têm entre 12 e 18 anos. Resultados: Os resultados mostraram uma conversa sem tabus e preconceitos e muito útil para o aprendizado. Ao avaliar os escores de acertos dos pré e dos pós testes, observamos um aumento de média de escores de 5 para 7,29 acertos. Percebemos através de análise das questões que alguns conhecimentos foram bem assimilados pelos alunos, como formas de transmissão de AIDS que teve uma melhoria de 3 acertos no pré-teste para 20 no pós teste. No entanto, percebemos que de 13 questões, mesmo após a aula, apenas em média 7,29 foram acertadas, mostrando que muita coisa ainda precisa ser trabalhada. Conclusão: Os resultados revelam que a educação e promoção de saúde nas escolas, apesar de básicas, são muito importantes e estão em falta, sendo fator de mudança comportamental social. Contudo, a avaliação pós-teste identificou que há necessidade de mais de uma intervenção e utilização de metodologias mais participativas para chegar-se a um aprendizado adequado. Os bons resultados, sugerem a importância de ampliar esse tipo de ação educativa e a interação Universidade-comunidade.pt_BR
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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