Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57318
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jose Igo Gomes da | - |
dc.contributor.author | Araújo, Sarah Resende | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Cleonice Araújo | - |
dc.contributor.author | Francelino, Eudiana Vale | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-17T20:02:41Z | - |
dc.date.available | 2021-03-17T20:02:41Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jose Igo Gomes da; ARAÚJO, Sarah Resende; SILVA, Maria Cleonice Araújo; FRANCELINO, Eudiana Vale. Atribuição clínica do farmacêutico como educador em saúde em escola pública municipal de Fortaleza. (Centro de Farmacovigilância do Ceara no Hospital Walter Cantídio e em escolas) (FB002000PJ016FB0). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57318 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Medicamentos - Utilização | pt_BR |
dc.subject | Serviços farmacêuticos | pt_BR |
dc.subject | Farmacovigilância | pt_BR |
dc.title | Atribuição clínica do farmacêutico como educador em saúde em escola pública municipal de Fortaleza. (Centro de Farmacovigilância do Ceara no Hospital Walter Cantídio e em escolas) (FB002000PJ016FB0) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Centro de Farmacovigilância do Ceará (CEFACE) desenvolveu esse ano um projeto de educação em saúde na Escola Municipal Dom Manuel da Silva Gomes. A extensão do conhecimento em saúde foi somada a prática pedagógica como forma de ampliar o conhecimento dos alunos, considerando a realidade cotidiana desses e respeitando os princípios fundamentais em relação à abordagem de educação a adolescentes. O projeto foi realizado com alunos do 9º ano do ensino fundamental, divididos em duas turmas no período da manhã e tarde. A periodicidade das palestras foi mensal. Os próprios estudantes escolheram os assuntos a serem descritos a partir de uma enquete com nove temas sugeridos. Testes de aprendizagem foram aplicados antes e posteriormente a cada palestra ministrada. Foram realizadas até o momento duas palestras (uma introdutória sobre o papel do farmacêutico na sociedade e a outra sobre depressão e tristeza e o uso de medicamentos). A 1ª palestra realizada foi ministrada para 47 alunos. A aplicação do teste antes da 1ª palestra demonstrou que 82% deles apresentavam pouco conhecimento sobre o papel do farmacêutico e suas atribuições. Após a exposição, 93% obtiveram uma elevação desse conhecimento. Já no mês de junho, a exposição foi realizada para 45 estudantes. Desse total, 47% mostraram insuficiência nos acertos das respostas e, após a explanação do tópico, 92% compreenderam melhor sobre a abordagem da depressão/tristeza e terapias. Houve uma atividade lúdica com a construção de cartazes informativos feitos pelos alunos sobre as temáticas abordadas. A atividade realizada tem cooperado com a equipe dos professores locais, de modo a diversificar os seus conteúdos com consequente avanço do enfoque sobre saúde nas escolas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jigsilva.pdf | 80,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.