Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jose Igo Gomes da-
dc.contributor.authorAraújo, Sarah Resende-
dc.contributor.authorSilva, Maria Cleonice Araújo-
dc.contributor.authorFrancelino, Eudiana Vale-
dc.date.accessioned2021-03-17T20:02:41Z-
dc.date.available2021-03-17T20:02:41Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Jose Igo Gomes da; ARAÚJO, Sarah Resende; SILVA, Maria Cleonice Araújo; FRANCELINO, Eudiana Vale. Atribuição clínica do farmacêutico como educador em saúde em escola pública municipal de Fortaleza. (Centro de Farmacovigilância do Ceara no Hospital Walter Cantídio e em escolas) (FB002000PJ016FB0). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57318-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectMedicamentos - Utilizaçãopt_BR
dc.subjectServiços farmacêuticospt_BR
dc.subjectFarmacovigilânciapt_BR
dc.titleAtribuição clínica do farmacêutico como educador em saúde em escola pública municipal de Fortaleza. (Centro de Farmacovigilância do Ceara no Hospital Walter Cantídio e em escolas) (FB002000PJ016FB0)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Centro de Farmacovigilância do Ceará (CEFACE) desenvolveu esse ano um projeto de educação em saúde na Escola Municipal Dom Manuel da Silva Gomes. A extensão do conhecimento em saúde foi somada a prática pedagógica como forma de ampliar o conhecimento dos alunos, considerando a realidade cotidiana desses e respeitando os princípios fundamentais em relação à abordagem de educação a adolescentes. O projeto foi realizado com alunos do 9º ano do ensino fundamental, divididos em duas turmas no período da manhã e tarde. A periodicidade das palestras foi mensal. Os próprios estudantes escolheram os assuntos a serem descritos a partir de uma enquete com nove temas sugeridos. Testes de aprendizagem foram aplicados antes e posteriormente a cada palestra ministrada. Foram realizadas até o momento duas palestras (uma introdutória sobre o papel do farmacêutico na sociedade e a outra sobre depressão e tristeza e o uso de medicamentos). A 1ª palestra realizada foi ministrada para 47 alunos. A aplicação do teste antes da 1ª palestra demonstrou que 82% deles apresentavam pouco conhecimento sobre o papel do farmacêutico e suas atribuições. Após a exposição, 93% obtiveram uma elevação desse conhecimento. Já no mês de junho, a exposição foi realizada para 45 estudantes. Desse total, 47% mostraram insuficiência nos acertos das respostas e, após a explanação do tópico, 92% compreenderam melhor sobre a abordagem da depressão/tristeza e terapias. Houve uma atividade lúdica com a construção de cartazes informativos feitos pelos alunos sobre as temáticas abordadas. A atividade realizada tem cooperado com a equipe dos professores locais, de modo a diversificar os seus conteúdos com consequente avanço do enfoque sobre saúde nas escolas.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jigsilva.pdf80,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.