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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57145
Tipo: | Tese |
Título: | Os rostos na obra “Criança Tapeba”, do fotógrafo José Albano: uma leitura da imagem dos povos indígenas do Brasil |
Título em inglês: | The faces in the work "Criança Tapeba", by the photographer José Albano, a reading of the image of the indigenous populations of Brazil |
Autor(es): | Rodrigues, Claúdia Alexandra António |
Orientador: | Reinaldo, Gabriela Frota |
Palavras-chave: | Fotografia;José Albano;Tapeba;Povos indígenas;Modelo de indianidade;Rosto |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | RODRIGUES, Claúdia Alexandra António. Os rostos na obra “Criança Tapeba”, do fotógrafo José Albano: uma leitura da imagem dos povos indígenas do Brasil. 2020. 248 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | A presente pesquisa propõe uma análise da série fotográfica Criança Tapeba (1988), do fotógrafo cearense José Albano, produzida em um momento de reorganização das populações indígenas cearenses, que se opunham à ideia, construída desde meados do século XIX, da inexistência de povos indígenas no Ceará. O povo Tapeba vivia, naquele momento, a transição de uma etnicidade silenciada, para uma postura de afirmação e busca do reconhecimento da sua identidade. Sendo Criança Tapeba uma obra que tem como intuito fortalecer a afirmação identitária indígena do povo Tapeba, a presente pesquisa reflete sobre de que forma essa afirmação foi construída e se concretizou nestas imagens desde a encomenda da obra até às imagens produzidas, passando pela sua produção. Da totalidade das quarenta e oito fotografias que compõem a obra, em sua publicação mais extensa, tomei como referência e recorte para esta pesquisa as dez fotografias presentes no livro José Albano: 40 anos de fotografia, de José Albano. Assumindo o vasto contexto imagético sobre os povos nativos, produzido ao longo dos séculos, em que as imagens estão inseridas, a análise delas foi construída através do resgate das diferentes fases da vida dessas imagens. O presente trabalho intenta trazer mais uma contribuição para o estudo das imagens dos povos nativos brasileiros, assim como a colmatar a lacuna de pesquisas sobre fotografias produzidas no Ceará e por cearenses – especialmente fotografias que dizem respeito aos indígenas. Do ponto de vista metodológico, este trabalho levou em conta a relação entre o gesto do “homem da tautologia” e o “homem da crença” (DidiHuberman, 1998) e os conceitos studium e punctum, de Roland Barthes (1984). Além de autores ligados ao estudo das imagens, esta dissertação dialoga com os conceitos de imagens endógenas e exógenas de Hans Belting, (2005 e 2007), na sua relação com a produção de imagens do outro e na construção de estereótipos (Peter Burke, 2017). Neste trabalho é ainda desenvolvida uma reflexão sobre o rosto, guiada pelas contribuições de alguns autores como Hans Beting (2007; 2019) e Gabriela Reinaldo (2020a; 2020b). Interessa neste ponto discutir o rosto das crianças fotografadas – rosto como indicador identitário e étnico – e perceber de que modo esses rostos se colocam perante a ideia estereotipada da existência de um fenótipo indígena único e homogêneo. Contamos ainda com a contribuição de Annateresa Fabris (2004) na sua reflexão sobre os usos sociais do retrato. Para além da pesquisa documental e bibliográfica, esta pesquisa é também fruto de um trabalho de campo com as pessoas envolvidas na obra, como o povo Tapeba, o fotógrafo José Albano, os interlocutores das entidades que fizeram a encomenda e fotógrafos-pesquisadores que fazem parte da cena cearense. Perante a heterogeneidade de traços presentes nos retratos das crianças Tapeba, ainda que moldadas em sua produção por um olhar que segue um modelo de indianidade pré-estabelecido, as imagens de Criança Tapeba libertamse e tornam-se independentes atuando na desconstrução dos estereótipos que, em um primeiro momento, as moldaram. Palavras-chave: Fotografia. José Albano. Tapeba. Povos indígenas. Modelo de indianidade. Rosto. |
Abstract: | The present research proposes an analysis of the photographic series Criança Tapeba (1988), by the Ceará photographer José Albano, produced in a moment of reorganization of the indigenous populations of Ceará, who were opposed to the idea, built since the middle of the 19th century, of the absence of indigenous peoples in Ceara. At that time, the Tapeba people were transitioning their posture from of silent ethnicity to one of affirmation and search for recognition of their identity. Being Criança Tapeba a work that aims to strengthen the indigenous identity affirmation of the Tapeba people, the present research reflects on how this affirmation was built and materialized in these images from the order of the work to the images produced, including their production. With a total count of forty-eight photographs that constitute the work, in its most extensive publication, I took as reference and considered for this research the ten photographs present in the book José Albano: 40 anos de fotografia by José Albano. Taking on the vast imagery context about native peoples, produced over the centuries, in which the images are inserted, their analysis was built through the rescue of the different phases of the life of those images. The present work intends to give another contribution to the study of the images of the Brazilian native peoples, as well as to bridge the research gap on photographs produced in Ceará and by Ceará people - especially photographs that concern the indigenous people. From a methodological point of view, this work took into account the relationship between the gesture of the “man of tautology” and the “man of belief” (Didi-Huberman, 1998) and the concepts studium and punctum,, by Roland Barthes (1984). In addition to authors linked to the study of images, this dissertation dialogues with Hans Belting's concepts of endogenous and exogenous images (2005 and 2007), in their relationship with the production of images of the other and in the construction of stereotypes (Peter Burke, 2017). In this work, is also developed a reflection on the face, guided by the contributions of some authors such as Hans Beting (2007; 2019) and Gabriela Reinaldo (2020a; 2020b). At this point is also relevant to discuss the faces of the photographed children - the face as an identity and ethnic indicator - and to understand how those faces are placed before the stereotyped idea of the existence of a unique and homogeneous indigenous phenotype. We also count with the contribution of Annateresa Fabris (2004) in her reflection on the social uses of the portrait. In addition to documentary and bibliographic research, this investigation is also the result of fieldwork with the people involved in the work, such as the Tapeba people, the photographer José Albano, the interlocutors of the entities who placed the order of the photographs and photographers-researchers who are part of the Ceará scene. In view of the heterogeneity of the features present in the portraits of the Tapeba children, although shaped in their production by a look that follows a pre-established model of Indianity, the Criança Tapeba's images are freed and become independent, acting in the deconstruction of the stereotypes that, at first, shaped them. Keywords: Photography. José Albano. Tapeba. Indigenous people. Indianity model. Face |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57145 |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
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