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dc.contributor.advisorPereira, Marcio Ferreira Rodrigues-
dc.contributor.authorNunes, Thalyta Nascimento-
dc.date.accessioned2021-03-09T12:17:49Z-
dc.date.available2021-03-09T12:17:49Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationNUNES, Thalyta Nascimento. Identidade cultural e construção do feminino em Clara dos Anjos. Orientador: Marcio Ferreira Rodrigues Pereira. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57027-
dc.description.abstractThis work focuses on examining how cultural and female identities are represented in the book Clara dos Anjos, by Lima Barreto. For that, we tried to understand the Belle Époque context, marked by social inequalities and how Lima Barreto's work is articulated in this context, through his militant literature. In addition, it was necessary to observe the mechanisms of identity construction. During the historical period in which the story takes place, there was the establishment of specific standarts that acted as regulators of cultural manifestations and genders relations and the identification processes in a general way. These standards attest to the presence of an identity marked by social inequalities, which become clear through the contrast between social classes, discrimination against black people and women. In this context, Lima Barreto, when addressing the culture of the suburb, makes it possible to demonstrate the diversity of its cultural manifestations and the discriminatory stance of governmental power that leaves the poorest areas and its population. In the same way, when examining the female profiles of the novel, reflections on the situation of domination to which the woman was (and still is) submitted are made possible. In according to these observations, the writer's criticism of the model imposed on national identity and female behavior is evident, and the power relations at work there are evident, which originate a reality of discrimination and oppression of groups that are known as minority. To support the analysis, the works of Schwarcz (2017), on the life and professional trajectory of Lima Barreto, Hall(2000, 2003, 2011) and Silva (2000), on identity, Beauvoir(1967, 1970) and Butler(2013) on feminist ideas and Costa(1999), on the context of Belle Époque were used.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBarreto, Lima, 1881-1922 Clara dos Anjos - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade de Gêneropt_BR
dc.subjectIdentidade social na literaturapt_BR
dc.subjectMulheres na literaturapt_BR
dc.titleIdentidade cultural e construção do feminino em Clara dos Anjospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como foco examinar a forma como a identidade cultural e o feminino são representados na obra Clara dos Anjos, de Lima Barreto. Para isso, procurou-se entender o contexto da Belle Époque, marcado por desigualdades sociais, e como a obra de Lima Barreto se articula nesse contexto, através de sua literatura militante. Além disso, se fez necessário observar os mecanismos de construção da identidade. Durante o período histórico em que se passa o enredo, verificou-se o estabelecimento de modelos específicos que atuavam como reguladores das manifestações culturais e das relações entre os gêneros e dos processos de identificação em geral. Padrões esses que atestam a presença de uma identidade marcada pelas desigualdades sociais, que se tornam nítidas por meio do contraste entre classes sociais, da discriminação às pessoas negras e das mulheres. Nesse contexto, Lima Barreto ao abordar a cultura do subúrbio, possibilita demonstrar a diversidade de suas manifestações culturais e a postura discriminatória do poder governamental que abandona as áreas mais pobres e de sua população. Da mesma forma, ao se examinar os perfis femininos da obra, são possibilitadas reflexões sobre a situação de dominação à qual a mulher era (e ainda é) submetida. Diante dessas observações, constata-se a crítica do escritor ao modelo imposto para a identidade nacional e para o comportamento feminino e torna patente as relações de poder ali atuantes, as quais originam uma realidade de discriminação e opressão dos grupos chamados minoritários. Para fundamentar a análise, foram utilizados os trabalhos de Schwarcz (2017), sobre a vida e trajetória profissional de Lima Barreto, Hall (2000, 2003, 2011) e Silva (2000), sobre identidade, Beauvoir (1967, 1970) e Butler (2013) sobre as ideias feministas e Costa (1999), sobre o contexto da Belle Époque.pt_BR
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