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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBluhm, Bruno Bezerra-
dc.contributor.authorAndrade, Carla Freitas de-
dc.contributor.authorRocha, Paulo Alexandre Costa-
dc.date.accessioned2021-03-03T15:41:13Z-
dc.date.available2021-03-03T15:41:13Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBLUHM, Bruno Bezerra; ANDRADE, Carla Freitas de; ROCHA, Paulo Alexandre Costa. Otimização de atividades críticas de parques eólicos: redução de custos através de modelagem de logística, pavimentação, concretagem e manutenção. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Outras fontes renováveis de energia - Simulação, análise, equipamentos e sistemas de conversão eólica para eletricidade”pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-993338-0-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56934-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnergia eólicapt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.titleOtimização de atividades críticas de parques eólicos: redução de custos através de modelagem de logística, pavimentação, concretagem e manutençãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o objetivo de redução de custos em projetos de implantação de parques eólicos, esteartigo apresenta a concepção e a utilização de iniciativas de otimização de obras civis, pelacriação de modelos específicos das atividades críticas. A temática é particularmente relevantetendo em vista o avanço da energia eólico na matriz brasileira e também os históricos baixosíndices de produtividade do setor de construção. Os modelos desenvolvidos foram aplicadosem 6 complexos eólicos brasileiros recém-construídos, com capacidade instalada de mais de1,4GW. Foram modeladas as atividades de: projeto geométrico de layout; pavimentação deacessos e plataformas; concretagem da base; e política de manutenção de equipamentospesados. Essas atividades foram identificadas como críticas a partir de um estudo descritivoda estrutura analítica de projeto. Já nos testes de validação dos modelos foram obtidos ganhosfinanceiros, como: redução de 53 mil km em deslocamentos de caminhões betoneira em umaúnica obra; modelo de simulação de eventos discretos para balanceamento de atividades depavimentação; economias de 25% no transporte de concreto; e criação de política ótima deinvestimentos em manutenção para diferentes geografias. A continuação da execução dasiniciativas presentes neste trabalho tem potencial de aumentar ainda mais a viabilidadetécnico-financeira do setor eólico como alternativa energética sustentável para o país.pt_BR
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