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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Thelma Leite de-
dc.contributor.authorOliveira, Vera Lucia Mendes de-
dc.date.accessioned2021-03-02T18:17:31Z-
dc.date.available2021-03-02T18:17:31Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, V. L. M. Do estar-com para o ser-com: favorecendo nova relação aluna-pessoa doente. 1998. 108 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1998.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56902-
dc.description.abstractThe present study clescribes the search undertaken In the undesrstanding of the sen.se of care of nursing studenfs for the sick person. Martin Heidegger existentíal phenomenology was used, based in his work Being and time for the reache of understanding. From the speeches interpretation were apprehended the following meanings: To fear the care of Lhe nursing student: shimmering a rnenacé, the teacher in the binomial student-sick person, the sick person living the nursing studenfs care, the establishment of the. relaíionship nursing student and sick person and summing up the being-with. through the care, that pointfor the not authentic way that the sick person lives the nursing studenfs care. Involved by the fear and the menace that this care, a lot of times represents, the sick person throw hands of his pre-understanding ori the nursing studenfs care as way of moving away the demage possibility. Even so, for the fact ofhis relationship with the nursing studentovercome the care only gone back to doing, reaches with this a way being- with, that facilitates him the ransom ofhis identity as person of the hospital's indifference. There is, still. in this study the concern in looking for optional ways that consolídate the way of linking, so much in the att.end.ance, as in the nursing teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRelações Enfermeiro-Pacientept_BR
dc.subjectCuidados de Enfermagempt_BR
dc.subjectRelações Interpessoaispt_BR
dc.titleDo estar-com para o ser-com: favorecendo nova relação aluna-pessoa doentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorMoreira, Rui Verlaine Oliveira-
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo descreve a busca empreendida na compreensão do sentido do cuidado da aluna de enfermagem para a pessoa doente. Utilizou-se a fenomenologia existencial de Martin Heidegger, com base, na obra Ser e tempo para o alcance da compreensão. Da hermenêutica dos discursos foram apreendidos os seguintes significados õnticos: temer o cuidado da aluna de enfermagem: vislumbrando uma ameaça, a docente no binômio aluna-pessoa doente, a pessoa doente vivenciando o cuidado da aluna de enfermagem, o estabelecimento da relação aluna de enf ermagem, e pessoa doente e concretizando o ser-com através do cuidado, que apontam para o modo mautênt.ico de a pessoa doente vivenciar o cuidado da aluna de enfermagem Envolvida pelo temor e pela ameaça que esse cuidado muitas vezes representa, a pessoa doente lança mão de sua pre-compreensão sobre o cuidado da aluna de enfermagem como modo de afastar a possibilidade de dano. Porém, pelo fato de sua relação com a aluna de enfermagem superar o cuidado voltado unicamente para o fazer, alcança com esta um modo ser com, que lhe possibilita o resgate de sua identidade como pessoa da impessoalidade da assistência hospitalar. Existe, ainda, nesse estudo a preocupação em buscar maneiras opcionais que consolidem esse modo de relacionar-se, tanto na assistência, como no ensino da enfermagem.pt_BR
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