Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56856
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alencar, Nataniele dos Santos | - |
dc.contributor.author | Araujo, Jair Andrade de | - |
dc.contributor.author | Justo, Wellington Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Sobreira, Diogo Brito | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-01T18:49:27Z | - |
dc.date.available | 2021-03-01T18:49:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-01 | - |
dc.identifier.citation | ALENCAR, Nataniele dos Santos; ARAUJO, Jair Andrade de; JUSTO, Wellington Ribeiro; SOBREIRA, Diogo Brito. Diferentes características dos professores explicam o GAP educacional entre escolas urbanas e rurais no Brasil? Estudios Económicos, Buenos Aires, v. 38, n. 76, p. 46-68, ene./jun. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0425-368X | - |
dc.identifier.issn | 2525-1295 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56856 | - |
dc.description.abstract | The study aims to analyze how differences in teacher characteristics may explain the gap in educational performance of 9th grade students between urban and rural public schools in Brazil in 2017. The results show that teachers with a degree in area that teaches positively and significantly influence the performance in Portuguese Language and Mathematics, the effect being greater for students of rural schools. However, this influence declined as the quantile in both areas increased. Moreover, the decomposition suggests that the aggregate contribution of differences in teacher characteristics, and their coefficients, to differentials is small compared to the aggregate effect of other characteristics. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Estudios Económicos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Educação urbana | pt_BR |
dc.subject | Educação - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Professores - Eficiência | pt_BR |
dc.subject | Educational differences | pt_BR |
dc.subject | Urban and rural areas | pt_BR |
dc.title | Diferentes características dos professores explicam o GAP educacional entre escolas urbanas e rurais no Brasil? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O estudo objetiva analisar como as diferenças nas características dos professores podem explicar a lacuna no desempenho educacional dos alunos do 9º ano do ensino fundamental entre escolas públicas urbanas e rurais no Brasil em 2017. Os resultados mostram que professores com licenciatura na área influenciam positivamente e significativamente o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, sendo o efeito maior para estudantes de escolas rurais. Contudo, essa influência descresse à medida que aumenta o quantil em ambas as áreas. Ademais, a decomposição sugere que a contribuição agregada das diferenças nas características dos professores, e de seus coeficientes, sobre os diferenciais é pequena quando comparada ao efeito agregado das outras características. | pt_BR |
dc.title.en | Different characristics of teachers explain the education GAP between urban and rural schools in Brazil? | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEA - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_nsalencar.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.