Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56841
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Giovanna Rocha Guimaraes | - |
dc.contributor.author | Leitao, Fatima Maria Araujo Saboia | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-01T11:13:08Z | - |
dc.date.available | 2021-03-01T11:13:08Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Giovanna Rocha Guimaraes; LEITAO, Fatima Maria Araujo Saboia. A observação e o registro como instrumentos relevantes para a prática pedagógica na educação infantil. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56841 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.title | A observação e o registro como instrumentos relevantes para a prática pedagógica na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O registro pedagógico é considerado, na literatura voltada para a Educação Infantil e nos documentos oficiais de orientação pedagógica, como uma importante atividade para os professores. Por meio do mesmo, é possível aprender mais sobre as crianças e refletir sobre as práticas pedagógicas. As Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil (DCNEI) estabelecem que é nisso que consiste a avaliação na EI, em observação crítica de brincadeiras e interações das crianças e atividades e registros que resultam na documentação para que as famílias conheçam o trabalho da instituição junto às crianças, assim como o processo de aprendizagem e desenvolvimento destas. A finalidade deste trabalho é apresentar como a documentação pedagógica ocorre em uma turma Infantil 3 da Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC - UFC). Esta se dá por meio de observação das crianças nos diferentes momentos da rotina (acolhida, parque, roda de história etc.), realizando o registro escrito das interações entre elas mesmas e os adultos, além de registro fotográfico desses momentos. Ao final do semestre, são produzidos relatórios, geral e específicos, que são entregues às famílias. Percebemos que esta prática possibilita às famílias o acompanhamento do trabalho desenvolvido e a busca pela solução de possíveis dificuldades apresentadas pelas crianças, oportunizando, além desse diálogo, um replanejamento da rotina e atividades. Os resultados desta ação extensiva comprovam sua contribuição para meu processo formativo como graduanda de pedagogia, ampliando meus conhecimentos sobre a criança e familiarizando-me com os processos de avaliação na Educação Infantil de acordo com o que é proposto na legislação referente. É importante que outros alunos de pedagogia também tenham a oportunidade de vivenciar esse processo durante sua formação, para assim experimentar na prática aquilo que aprendemos nas disciplinas ofertadas pelo curso. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_grgsousa.pdf | 69,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.