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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da política estadual de educação do campo: contribuições para a construção do sentimento de pertencimento da juventude rural no estado do Ceará
Título em inglês: Evaluation of the state´s field education policy: contributions to the construction of the feeling of belonging to rural youth in the state of Ceará
Autor(es): Lobo, Francisco Bruno Silva
Orientador: Nascimento, Verônica Salgueiro do
Palavras-chave: Educação do campo;Pertencimento;Juventude rural;Reforma agrária;Avaliação de políticas públicas
Data do documento: 2020
Citação: LOBO, Francisco Bruno Silva. Avaliação da política estadual de educação do campo: contribuições para a construção do sentimento de pertencimento da juventude rural no estado do Ceará. 2020. 141 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: Este trabalho é referente a uma pesquisa que tem como objetivo geral avaliar a Política Estadual de Educação do Campo a partir de sua contribuição para a construção do sentimento de pertencimento da Juventude Rural. Nesse sentido, têm-se como objetivos específicos: descrever e analisar a Política Estadual de Educação do Campo; analisar a partir da perspectiva dos jovens rurais, como está sendo operacionalizada a política descrita nos documentos oficiais; e investigar as possíveis mudanças ocorridas na experiência pessoal dos jovens, no âmbito do pertencimento territorial, a partir da política. Reconhecendo a necessidade de estabelecer um amplo olhar avaliativo, a partir de uma abordagem interpretativa, assentada no paradigma hermenêutico, adota-se como perspectiva teórico-política a Avaliação em Profundidade, dando ênfase às dimensões de conteúdo e contexto. Trata-se de uma pesquisa avaliativa de natureza qualitativa e pode ser classificada como exploratória e descritiva. A pesquisa de campo foi realizada no Assentamento 25 de Maio, município de Madalena, Ceará, mais precisamente na Escola João dos Santos Oliveira (João Sem Terra). A aproximação com o campo da pesquisa ocorreu entre os meses de maio e agosto de 2019. Têm-se como sujeitos da pesquisa os(as) jovens rurais estudantes da escola em questão, no âmbito do ensino médio, sendo estes 12 no total; 06 moças e 06 rapazes. Nesse sentido, foi adotado o estudo de caso como abordagem metodológica de investigação. Como procedimentos e instrumentos de coleta de informações, foram utilizadas pesquisa bibliográfica e documental; observação participante e realização de caderno de campo. Objetivando a apreensão das subjetividades dos sujeitos da pesquisa, foram realizadas entrevistas individuais não estruturadas (em profundidade). No que concerne a interpretação das informações coletadas, esta pesquisa avaliativa finca suas raízes no terreno da análise de conteúdo de Bardin. Dessa forma, empreende uma ampla análise de contexto envolvendo o cenário agrário brasileiro no âmbito das agendas de governo recentes e a questão agrária cearense. São analisadas as bases conceituais da política em estudo, seu contexto de formulação e trajetória institucional. A pesquisa evidenciou a percepção que os(as) jovens rurais estabelecem em relação a operacionalização da política; componentes curriculares integrativos e organicidade da escola do campo. Foi evidenciada a construção do pertencimento dos(as) jovens rurais enquanto seres territoriais a partir da inserção nas atividades que valorizam o resgate da memória coletiva; do estabelecimento de laços afetivos com o lugar de origem; e interesse no engajamento coletivo e contribuição com o território em que se inserem.
Abstract: This work refers to a research that has the general objective of evaluating the State Policy of Rural Education from its contribution to the construction of the feeling of belonging of Rural Youth. In this sense, the specific objectives are: to describe and analyze the State Rural Education Policy; analyze, from the perspective of rural youth, how the policy described in official documents is being implemented; and investigate possible changes in the personal experience of young people, within the scope of territorial belonging, based on politics. Recognizing the need to establish a broad evaluative look, based on an interpretive approach, based on the hermeneutic paradigm, the In-Depth Assessment is adopted as a theoretical and political perspective, emphasizing the dimensions of content and context. This is an evaluative research of a qualitative nature and can be classified as exploratory and descriptive. The field research was carried out in the 25 de Maio Settlement, municipality of Madalena, Ceará, more precisely at the João dos Santos Oliveira School (João Sem Terra). The approach to the field of research took place between the months of May and August 2019. The research subjects are the young rural students of the school in question, in the context of high school, these being 12 in total; 06 girls and 06 boys. In this sense, the case study was adopted as a methodological approach to investigation. As procedures and instruments for collecting information, bibliographic and documentary research were used; participant observation and realization of field notebook. Aiming to apprehend the subjectivities of the research subjects, individual unstructured interviews were conducted (in depth). Regarding the interpretation of the information collected, this evaluative research establishes its roots in the field of Bardin's content analysis. Thus, it undertakes a wide context analysis involving the Brazilian agrarian scenario within the scope of the recent government agendas and the agrarian question in Ceará. The conceptual bases of the policy under study, its context of formulation and institutional trajectory are analyzed. The research showed the perception that rural young people establish regarding the operationalization of the policy; integrative curriculum components and organicity of the rural school. The construction of the belonging of the rural youths was evidenced as territorial beings from the insertion in the activities that value the rescue of the collective memory; establishing affective ties with the place of origin; and interest in collective engagement and contribution to the territory in which they operate.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56824
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