Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56755
Tipo: Resumo
Título: Núcleo de Estudo em Pacientes Especiais (NEPE): desafios e impactos
Autor(es): Carvalho Neto, Geraldo Lopes Bezerra de
Feitosa, Márcia Eugênia de Sousa Damasceno
Nascimento, Isabelly Vidal do
Dantas, Thinali Sousa
Mota, Mário Rogério Lima
Sousa, Fabricio Bitu
Palavras-chave: Assistência odontológica para pessoas com deficiências;Odontologia - Estudo e ensino
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CARVALHO NETO, Geraldo Lopes Bezerra de; FEITOSA, Márcia Eugênia de Sousa Damasceno; NASCIMENTO, Isabelly Vidal do; DANTAS, Thinali Sousa; MOTA, Mário Rogério Lima; SOUSA, Fabricio Bitu. Núcleo de Estudo em Pacientes Especiais (NEPE): desafios e impactos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Ceará possui uma parcela significativa da população com alguma necessidade especial, como doenças crônico-degenerativas, infectocontagiosas e estados sindrômicos, que muitas vezes necessitam de atenção especializada e prioridade no sistema de saúde. O Núcleo de Estudos em Pacientes Especiais (NEPE) foi criado em 1997 no Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de promover conhecimentos sobre a odontologia para pacientes especiais, correlacionando-os com o devido manejo odontológico. A sua grande implicação está na grande demanda desses pacientes, devido à quantidade insuficiente de centros e profissionais capacitados para atendê-los, atendendo, inclusive, pacientes do Norte e Nordeste do Brasil. As ações de extensão ocorrem na Clinica de Diagnóstico Oral do Curso de Odontologia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Além das ações de extensão, o NEPE desenvolve pesquisas clínicas e laboratoriais com o objetivo de promover práticas baseadas em evidências e maior conhecimento científico dentro da odontologia. O NEPE conta professores doutores e/ou pós-doutores, alunos de pós-graduação e graduação. No último ano, 70% dos atendimentos eram de pré ou pós transplantados, bem como, pré, trans e pós-tratamento oncológico. Dentre os procedimentos mais realizados estão a dentística, endodontia, periodontia e cirurgias buco-dentárias. Através dessas ações, espera-se a formação de cirurgiões-dentistas mais capacitados no manuseio odontológico de pacientes especiais e como grande desafio estabelecer um vínculo com o processo ensino-aprendizado na área de necessidades especiais na Odontologia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56755
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_glbcneto.pdf71,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.