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dc.contributor.authorSousa, Elisa da Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Francisco Heber Lacerda de-
dc.date.accessioned2021-02-24T15:29:39Z-
dc.date.available2021-02-24T15:29:39Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUSA, Elisa da Silva; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de. Análise de limites de IRI em pistas aeroportuárias com base em simulações computacionais. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.785-788.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89319-00-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56739-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRugosidadept_BR
dc.subjectPavimentos aeroportuáriospt_BR
dc.subjectÍndice internacional de rugosidadept_BR
dc.subjectPista de decolagem ou aterrisagempt_BR
dc.subjectTraçado do perfil longitudinalpt_BR
dc.titleAnálise de limites de IRI em pistas aeroportuárias com base em simulações computacionais.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA irregularidade longitudinal, a depender de sua severidade, é considerada um defeito presente na superfície dos pavimentos que pode proporcionar impacto no conforto e na segurança das operações aeroportuárias, fazendo-se necessárias avaliações periódicas que possam identificar as irregularidades que provocam danos ao sistema aeronave-pavimento. Contudo, o que se tem feito no Brasil é a adoção de conceitos e práticas rodoviárias sem maiores adaptações para a avaliação das infraestruturas aeroportuárias. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de analisar diferentes limites de IRI (International Roughness Index) para a avaliação de pistas de pouso e decolagem e de taxiamento, tendo como base simulações computacionais com aeronaves. Os resultados preliminares indicam a possibilidade de utilização do IRI com diferentes limites para pistas de taxiamento e por terços das pistas de pouso e decolagem.pt_BR
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