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Tipo: Artigo de Evento
Título : Análise de limites de IRI em pistas aeroportuárias com base em simulações computacionais.
Autor : Sousa, Elisa da Silva
Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Palabras clave : Rugosidade;Pavimentos aeroportuários;Índice internacional de rugosidade;Pista de decolagem ou aterrisagem;Traçado do perfil longitudinal
Fecha de publicación : 2020
Citación : SOUSA, Elisa da Silva; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de. Análise de limites de IRI em pistas aeroportuárias com base em simulações computacionais. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.785-788.
Resumen en portugués brasileño: A irregularidade longitudinal, a depender de sua severidade, é considerada um defeito presente na superfície dos pavimentos que pode proporcionar impacto no conforto e na segurança das operações aeroportuárias, fazendo-se necessárias avaliações periódicas que possam identificar as irregularidades que provocam danos ao sistema aeronave-pavimento. Contudo, o que se tem feito no Brasil é a adoção de conceitos e práticas rodoviárias sem maiores adaptações para a avaliação das infraestruturas aeroportuárias. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de analisar diferentes limites de IRI (International Roughness Index) para a avaliação de pistas de pouso e decolagem e de taxiamento, tendo como base simulações computacionais com aeronaves. Os resultados preliminares indicam a possibilidade de utilização do IRI com diferentes limites para pistas de taxiamento e por terços das pistas de pouso e decolagem.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56739
ISBN : 978-65-89319-00-9
Aparece en las colecciones: DET - Trabalhos apresentados em eventos

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