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Tipo: Artigo de Evento
Título: Identificação de defeitos do tipo “panela” em pavimento asfáltico por meio de redes neurais convolucionais.
Autor(es): Paz, Klayver Bezerra
Alencar, Juliana Peixoto
Almeida, Lucas Cavalcante de
Lima, Christus Lucas Feitosa Albuquerque
Gomes, João Paulo Pordeus
Soares, Jorge Barbosa
Palavras-chave: Redes neurais de computação;Pavimentos - Defeitos;Pavimentos - Manutenção e reparos;Pavimentos - Gerência
Data do documento: 2020
Citação: PAZ, Klayver Bezerra; ALENCAR, Juliana Peixoto; ALMEIDA, Lucas Cavalcante de ; LIMA, Christus Lucas Feitosa Albuquerque; GOMES, João Paulo Pordeus; SOARES, Jorge Barbosa. Identificação de defeitos do tipo “panela” em pavimento asfáltico por meio de redes neurais convolucionais. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.863-574.
Resumo: Pavimentos rodoviários apresentam defeitos de superfície que afetam o conforto e a segurança dos usuários e aspectos econômicos como custo e tempo das viagens. Uma alternativa para o melhoramento dos processos de gerenciamento de rodovias é a utilização de sistemas automatizados de obtenção e de tratamento dos dados com utilização de Inteligência Artificial, como as Redes Neurais Convolucionais (RNCs). Este artigo objetiva treinar RNCs para identificação de defeitos do tipo panela em rodovias do Ceará. Treinou-se as redes VGG16 e VGG19 com as fotos de alta definição e se obteve acurácias superiores a 80%. As mesmas redes, treinadas em imagens de alta qualidade, foram testadas em fotos coletadas com smartphone, obtendo-se precisões na ordem de 80% e acurácias de 40 e 60%, respectivamente. Os resultados foram animadores e posteriores treinamentos com maior quantidade de imagens, permitirão o ajuste de uma ferramenta de baixo custo para identificação automática de defeitos em pavimentos.
Abstract: Road pavements contain surface defects that affect user’s comfort, safety and aspects such as cost and travel time. An alternative for improving highway management processes is the use of automated systems for obtaining and processing data using Artificial Intelligence, such as Convolutional Neural Networks (CNNs). The objective of this paper is to train CNNs to identify pothole-type defects, on roadways in Ceará. VGG16 and VGG19 networks were trained with high definition images and reached accuracy greater than 80%. The same networks, trained in high quality photos, were tested on images collected with smartphones, obtaining precision of 80% and accuracy of 40 and 60%, respectively. The results were encouraging and subsequent training with a greater number of images will allow the adjustment of a low-cost tool for automatic identification of surface pavement defects. Keywords: Neural Networks; Detection of Defects; Pavement Management; Automated System
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56719
ISBN: 978-65-89319-00-9
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