Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56718
Tipo: | Dissertação |
Título : | O lugar que eu digo “não”: performance da fotografia e da memória no espaço urbano de Maracanaú/CE |
Título en inglés: | The place I say “no”: performance of photography and memory in the urban space of Maracanaú / CE |
Autor : | Silva Filho, José Antônio da |
Tutor: | Oliveira Junior, Antônio Wellington de |
Palabras clave : | Fotografia;Performance;Cidade;Trabalho sobre si |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | SILVA FILHO, José Antônio da. O lugar que eu digo “não”: performance da fotografia e da memória no espaço urbano de Maracanaú/CE. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Um homem que, chegando aos 30 anos, está se descobrindo na arte contemporânea. Uma cidade-dormitório, com pouco mais de 30 anos, que foi seu primeiro panorama de imagens e experimentações. A partir de leituras sobre memória e cidade (CALVINO), performance (CARLSON) e fotografia (BARTHES), essa pesquisa teceu um dossiê de palavras, fotografias, vídeos, gravações, listas, narrativas, cartas, conversas e entrevistas que compõe um repertorio autoperformativo de um artista, que está desvendando seus próprios processos criativos. É também, uma zona de relações fissuradas e espelhadas: do artista e seu espaço urbano de origem – lugar que ele diz “não”; da convergência entre duas linguagens – a fotografia e a performance; de um homem e seus duplos – família, memória, outros artistas e desconhecidos; situando-se como campo imersivo, de partida e de estímulo imagético a cidade de Maracanaú-CE. |
Abstract: | A man, going on 30, is discovering himself on contemporary art. A dormitory town, passed over 30 years old, it was his first landscape of pictures and experiments. Coming from readings about memory and city (CALVINO), performance (CARLSON) and photography (BARTHES), this research brought words, photographs, videos, recordings, lists, stories, letters, conversations and enterviews that composes an autoperformative repertoire of an artist, which is uncovering its own creative processes. It is also a zone of cracked and mirrored relations: of the artist and its original urban space - the place that he says "no"; of the convergence between two languages - photography and performance; of a man and its multiple faces - family, memory, other artists and unknowns; and situating as an a imersive field, of starts and imagetic stimulation the city of Maracanaú, Ceará. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56718 |
Aparece en las colecciones: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_jasilvafilho.pdf | 6,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.