Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56709
Tipo: Resumo
Título: A atuação do CAJU em 2015 e 2016 no acompanhamento dos instrumentos de política urbana: avaliações sobre o papel da assessoria jurídica universitária popular em espaços junto ao poder público
Autor(es): Barbosa, Guilherme Bezerra
Vieira, Larissa Camurça
Albuquerque, Newton de Menezes
Palavras-chave: Assistência judiciária;Política urbana;Direitos humanos
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BARBOSA, Guilherme Bezerra; VIEIRA, Larissa Camurça; ALBUQUERQUE, Newton de Menezes. A atuação do CAJU em 2015 e 2016 no acompanhamento dos instrumentos de política urbana: avaliações sobre o papel da assessoria jurídica universitária popular em espaços junto ao poder público. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O presente trabalho trata da atuação do Centro de Assessoria Jurídica Universitária no acompanhamento de dois processos de regulamentação da política urbana do município de Fortaleza: a eleição do Conselho Municipal de Habitação, que ocorreu durante a Conferência Municipal de Habitação, e o Comitê Técnico Intersetorial e Comunitário das ZEIS, que foi uma articulação, instituída por decreto, entre setores do poder público e da sociedade civil, cujo objetivo era o de elaborar as diretrizes para a regulamentação das ZEIS, que, apesar de serem um instrumento de planejamento urbano previsto no Plano Diretor de Fortaleza, desde 2009, ainda não foram implementadas no município. De acordo com as avaliações desse processo feitas pelos membros do CAJU, durante as reuniões ordinárias semanais e durante o planejamento do referido projeto de extensão para o semestre de 2016.1, foi realizado um balanço da efetividade da atuação do núcleo, no sentido de buscar contribuições reais para a melhoria da política urbana municipal. Avaliou-se também o papel pedagógico interno que tal atuação na seara urbanística gerou, tendo como base os princípios norteadores da assessoria jurídica popular. A partir dos apontamentos gerados por essas avaliações, o CAJU buscou readequar sua atuação urbana, para que esta ficasse mais condizente sobretudo com a prática da educação popular, de acordo com o que idealizou Paulo Freire.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56709
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_gbbarbosa.pdf74,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.