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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Francisco Rodrigo Paiva dos-
dc.contributor.authorTavares, Paula Sacha Gomes-
dc.contributor.authorFreitas, Carmen Juliane Araújo-
dc.contributor.authorOliveira, Bruna Kauamy Silvestre de-
dc.contributor.authorGonçalves, Lucivânia da Silva-
dc.contributor.authorVale, Mônica Sampaio do-
dc.date.accessioned2021-02-19T14:31:03Z-
dc.date.available2021-02-19T14:31:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Francisco Rodrigo Paiva dos; TAVARES, Paula Sacha Gomes; FREITAS, Carmen Juliane Araújo; OLIVEIRA, Bruna Kauamy Silvestre de; GONÇALVES, Lucivânia da Silva; VALE, Monica Sampaio do. Valendo Molar – ampliando horizontes educacionais em endodontia (Projeto Valendo Molar - FFOE 2016 PJ-124). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56624-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEndodontiapt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.titleValendo Molar – ampliando horizontes educacionais em endodontia (Projeto Valendo Molar - FFOE 2016 PJ-124)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Projeto Valendo Molar foi elaborado em virtude de grande necessidade de atender a uma demanda da população que necessita de tratamento endodôntico em dentes molares permanentes e, de ampliar as práticas em Endodontia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O grupo de dentes molares exige maior tempo de aprendizado por ter características anatômicas mais complexas se comparado aos demais grupos dentários. O projeto atua semanalmente às quartas-feiras à tarde na clínica de Endodontia da FFOE. Conta atualmente com 10 membros discentes, 03 professores e 01 pós-graduanda. Suas atividades iniciaram com atualização de conteúdos teóricos, seguidas de práticas laboratoriais em molares extraídos e da etapa clínica, cuja explanação é o objetivo principal desse trabalho. Nessa etapa, os alunos se organizaram em 5 duplas para atenderem os pacientes com necessidade de tratamento e que foram previamente cadastrados na clínica onde o projeto atua. Houve triagem dos pacientes e foram preenchidas as fichas clínicas de cada um, contendo informações acerca do quadro de saúde geral, bem como as especificidades relacionadas ao tratamento endodôntico. Além disso, os pacientes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido para dar seguimento aos procedimentos necessários aos seus casos. Como resultado das primeiras triagens, constatou-se que a maioria dos pacientes recebeu atendimento prévio em serviços de urgência, com acessos endodônticos realizados por motivo de dor aguda e/ou abscessos endodônticos. Assim, as duplas de alunos do projeto de extensão deram continuidade aos tratamentos endodônticos, com realização de instrumentação, seja mecanizada ou manual, seguidos de obturação final dos canais radiculares na segunda sessão de atendimento. Torna-se portanto, o Projeto Valendo Molar uma ação de extensão de elevada importância, tanto para o ensino de graduação quanto para a sociedade.pt_BR
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