Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56592
Tipo: Resumo
Título: A importância do planejamento tributário para a redução de despesas
Autor(es): Reis, Francisco Perivaldo Oliveira
Baroni, Benito de Souza
Barroso Júnior, Francisco Irapuan
Moreira, Jose Cesar Pontes
Palavras-chave: Planejamento tributário;Impostos;Administração de empresas
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: REIS, Francisco Perivaldo Oliveira; BARONI, Benito de Souza; BARROSO JÚNIOR, Francisco Irapuan; MOREIRA, Jose Cesar Pontes. A importância do planejamento tributário para a redução de despesas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Nos últimos anos, diversas políticas públicas têm sido instituídas com a intenção de regular de uma maneira mais simples a tributação das empresas. De acordo com Stiglitz (1999), “o sistema tributário deve ser fácil e relativamente barato de se administrar”. Contudo, conforme destaca o Global Competitiveness Report (2011) as alíquotas dos tributos e a regulação tributária são os dois principais problemas das empresas brasileiras. Este trabalho se insere numa pesquisa a ser realizada com o apoio da Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará e tem como objetivo identificar e analisar os principais problemas para o cumprimento das obrigações tributárias de diversas empresas da cidade de Fortaleza como também identificar quais as crenças dos empresários acerca da gestão tributária no sentido de diminuir o custo dos tributos da empresa, permitindo assim uma maior rentabilidade do negócio e com os recursos otimizados possibilitar novos investimentos. Em um primeiro momento será aplicado um questionário de 10 questões acerca de tributação em 1000 empresas. No momento seguinte será feito um estudo de caso com três empresas cujo foco desta vez é a gestão tributária. Com isso, espera-se os seguintes resultados para parte considerável da amostra: (i) ausência de planejamento tributário; (ii) inexistência de um setor que trata da gestão tributária da empresa; e por fim, (iii) falta de procedimentos ou acompanhamentos para verificar possíveis oportunidades de redução de despesas tributárias e utilização de incentivos fiscais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56592
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fporeis.pdf71,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.