Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGadelha, Fabrício Mendes-
dc.contributor.authorCosta, Leonardo Henrique Torres da-
dc.contributor.authorSantos, Jorgiana Cavalcanti dos-
dc.contributor.authorLima, Luciana de-
dc.date.accessioned2021-02-18T11:15:39Z-
dc.date.available2021-02-18T11:15:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGADELHA, Fabricio Mendes; COSTA, Leonardo Henrique Torres da; SANTOS, Jorgiana Cavalcanti dos; LIMA, Luciana de. Tecnodocência na matemática: atualizando uma aula secular. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56582-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.titleTecnodocência na matemática: atualizando uma aula secularpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO relato tem como objetivo descrever a experiência adquirida a partir da resolução de uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio, na área de matemática, projeto desenvolvido no Curso de Extensão Tecnodocência realizado no período 2016.1. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em sala é uma nova necessidade do ensino, onde temos a possibilidade de fornecer aos alunos uma melhor compreensão do conteúdo na área de Matemática. A experiência surgiu da realização de uma aula expositiva para alunos de cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Ceará com o auxílio das TDICs. A área ministrada foi Matemática, tendo como conteúdo principal Geometria Plana. Apresentou como base de estudo uma questão do ENEM no ano de 2012 e sua resolução contou com o auxílio de materiais digitais como a utilização de slides e do software “GeoGebra”. Inicialmente a questão foi apresentada com o uso do projetor, logo após foi realizada a leitura de forma a identificar os conhecimentos necessários para a melhor resolução, logo após os alunos foram apresentados a conceitos de Geometria com o intuito de explicar a forma como a área de figuras geométricas planas são calculadas. Uma vez que a explicação foi concluída, voltamos para a leitura final do problema e fomos ao uso do software “GeoGebra” para analisarmos por meio de gráficos o que a questão pedia, ao fim da análise foi possível chegar até o item correto. Os resultados obtidos foram trabalhados em fases distintas. Na primeira fase, é feita a leitura comentada do enunciado, visando melhorar a compreensão da questão. Na segunda fase, é visto que o impacto visual que as TDICs proporcionam é bastante proveitoso, pois torna mais fácil a visualização para o aluno. Com essa experiência foi possível aprender que a utilização das TDICs pode facilitar a compreensão, apesar de o professor reconhecer a pouca habilidade na utilização de tecnologia na docência, muito foi aprendido com a experiência.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fmgadelha.pdf68,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.