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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVenâncio, Fernanda Lima-
dc.contributor.authorTeixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque-
dc.contributor.authorViana, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro-
dc.contributor.authorGomes, Italo Martins de Mendonça-
dc.contributor.authorPinheiro, Vitória de Sá-
dc.contributor.authorPinheiro, Fabiane Elpídio de Sá-
dc.date.accessioned2021-02-16T23:26:42Z-
dc.date.available2021-02-16T23:26:42Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVENÂNCIO, Fernanda Lima; TEIXEIRA, Antônio Éder Enzo Albuquerque; VIANA, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro; GOMES, Italo Martins de Mendonça; PINHEIRO, Vitória de Sá; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56567-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectCrianças - Saúde e higienept_BR
dc.subjectSaúde - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleVulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrVulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil-QC00.2000.PG.1404) O desenvolvimento infantil pode ser entendido como um processo vital que resulta da interação entre os fenômenos de crescimento, maturação e aprendizagem, sobretudo na relação desses fenômenos com o ambiente. O objetivo desse estudo é apresentar uma revisão integrativa acerca da vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa abrangendo as pesquisas dos anos de 2013 a 2016. Foram utilizados os seguintes descritores, desenvolvimento infantil, vulnerabilidade e crianças. Os resultados demonstram que, na dimensão individual da vulnerabilidade no desenvolvimento da criança, entende-se que um ambiente sem relações sustentáveis, com estímulos inadequados e insuficientes e com presença de drogas e violência, pode compor as situações adversas ao desenvolvimento infantil, nesse período de 0 a 3 anos as crianças são mais sensíveis à situações de vulnerabilidade, sobretudo pela extrema dependência de cuidado para sua seu crescimento e desenvolvimento. Nessa fase, a criança pode experienciar situações adversas, que, de acordo com a neurociência, epigenética e ciências comportamentais e sociais, condicionarão seu sucesso educacional, sua capacidade de lidar melhor com as emoções, suas condições de saúde ao longo de sua vida, sua capacidade de produtividade econômica e seu papel como cidadão. Considera-se portanto, como medidas de prevenção de contextos com vulnerabilidade articulação de redes de apoio sociais formais e informais para situações de abandono ou afastamento do convívio familiar através de práticas centradas na famílias e no desenvolvimento das potencialidades das crianças, pois as famílias devem ter assegurado o acesso à rede de serviços públicos de saúde, assim como os apoios socioassistenciais numa perspectiva intrasetorial como intersetorial.pt_BR
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