Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida Neto, Francisco Honório de-
dc.contributor.authorRodrigues, Lizandra Karen de Oliveira-
dc.contributor.authorSilva Junior, Rômulo Cunha da-
dc.contributor.authorPaixão, Râmila Silva-
dc.contributor.authorMatos, Bárbara Dezidorio-
dc.contributor.authorAlmeida, Marcos Teodorico Pinheiro de-
dc.date.accessioned2021-02-11T13:34:04Z-
dc.date.available2021-02-11T13:34:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALMEIDA NETO, Francisco Honorio de; RODRIGUES, Lizandra Karen de Oliveira; SILVA JUNIOR, Rômulo Cunha da; PAIXÃO, Râmila Silva; MATOS, Bárbara Dezidorio; ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. Educação física, lazer e o espaço público. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56510-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁreas de recreaçãopt_BR
dc.subjectEspaços públicospt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleEducação física, lazer e o espaço públicopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise de uma pesquisa de opinião aplicada pelos alunos da disciplina Estudo do Lazer, do curso de Educação Física do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs) da UFC. O lazer exerce nos dias atuais uma atração universal sobre todas as pessoas, em todas as idades e camadas sociais. É uma força capaz de destruir ou de fazer desabrochar plenamente a pessoa humana. Para Josep Mª Puig (2004) a educação para o lazer tem uma dupla missão de “educar no tempo livre” e “educar para o tempo livre”. A disciplina tem como principal objetivo mostrar e debater com os alunos o que seria Lazer e como o profissional da área pode inserir-se nesse mercado, trazendo uma discussão sobre os espaços, equipamentos e possíveis intervenções de lazer com a comunidade. A disciplina ocorreu no primeiro semestre do ano de 2016, e foi ministrada pelo professor Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida. Umas das atividades da turma foi proposta pelo programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA), que foi aplicar uma pesquisa de opinião referente à temática “Espaço Público” e foi conduzida da seguinte forma: cada aluno recebeu o total de cinco instrumentais de pesquisa; cada instrumental era composto por um conjunto de 10 perguntas de múltipla escolha (algumas questões permitiam marcar-se mais de uma opção); os alunos receberam um prazo para aplicar a pesquisa em espaços e equipamentos públicos de lazer da cidade de Fortaleza e entregar de volta ao CELULA. A pesquisa permitiu diagnosticar aspectos como: as opções de lazer em espaços públicos de algumas comunidades de Fortaleza; espaços e ou equipamentos que a população sente falta; a visão da comunidade sobre a atuação dos profissionais de educação física nesses espaços e as melhorias necessárias para um melhor aproveitamento desses locais. O lazer, a recreação e o entretenimento como setor educativo, social, político e econômico, é, provavelmente, um dos mais dinâmicos.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fhaneto.pdf73,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.