Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias Filho, José Almir-
dc.contributor.authorGomes, Antonia Karla Bezerra-
dc.date.accessioned2021-02-10T17:51:44Z-
dc.date.available2021-02-10T17:51:44Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGOMES, Antonia Karla Bezerra. Política de educação profissional e tecnológica: avaliação das contribuições do IFCE para o desenvolvimento dos Sertões de Crateús-CE. Orientador: José Almir Farias Filho. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56505-
dc.description.abstractIn Brazil, starting in the 2000s, the public policy of Professional and Technological Education (abbreviated to EPT in Portuguese) was structured in new paradigms, emphasized on the expansion and internalization in order to democratize access and, above all, the establishment of a dialogue with local productive arrangements, in order to reduce inequalities through one regional development driven by teaching and research applied to the needs of the inhabitants. Considering such an expectation, this work consists in one research an evaluation of the Professional and Technological Education Policy of the Federal Education Network, having as a case study the Federal Institute of Ceará (IFCE in Portuguese), and more specifically its performance in the Country Areas in the Region of Crateús, CE. The main question in this evaluation is to know to what ways the technology and professional education in your three axes (teaching, research and extension), has contributed to citizen formation and to local and regional socioeconomic development. The methodology of this investigation used the four dimensions of “in-depth assessment” (RODRIGUES, 2008), which are: (I) context analysis; (II) content analysis; (III) institutional trajectory analysis; and (IV) temporal-territorial spectrum analysis. In function of your regional importance and, also for the data and information availability, the evaluation spatially circumscribed the city of Crateús, regional pole. The research results point the Campus of Crateús, despite the short time of operation, less than a decade, has already managed to influence local and regional socioeconomic development in educational aspects- professionalization, cultural- behavior change and new values incorporation, social- access to the right to education and other services offered by the Campus, and economic- from the inputs generated by the fixed operation, through its final action of teaching, research and extension. Its biggest challenge concerns maintaining a solid and permanent dialogue with the community to build a consolidated sustainable development projectpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Profissional – IFCEpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Regional – Sertões dos Crateús/CEpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas – Avaliaçãopt_BR
dc.titlePolítica de educação profissional e tecnológica: avaliação das contribuições do IFCE para o desenvolvimento dos Sertões de Crateús-CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo Brasil, a partir dos anos 2000, a política pública de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) estruturou-se em novos paradigmas, com destaque para a expansão e interiorização no intuito de democratizar o acesso e, sobretudo, a instauração de um diálogo com os arranjos produtivos locais, de modo a reduzir as desigualdades a partir de um desenvolvimento regional impulsionado pelo ensino e pesquisa aplicados às necessidades dos habitantes. Considerando tal expectativa, este trabalho versa sobre uma pesquisa de avaliação da Política de Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal de Educação, tendo como estudo de caso o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e, mais especificamente, sua atuação na Região dos Sertões de Crateús/CE. A questão central desta avaliação é saber em que medida a educação profissional e tecnológica, em seus três eixos (ensino, pesquisa e extensão), tem contribuído para a formação cidadã e para o desenvolvimento socioeconômico local e regional. A metodologia utilizada nesta investigação fez uso das quatro dimensões da “Avaliação em Profundidade” (RODRIGUES, 2008), quais sejam: (I) análise de contexto; (II) análise de conteúdo; (III) análise da trajetória institucional; e (IV) análise do espectro temporal-territorial. Em função de sua importância regional e, também pela disponibilidade de dados e informações, a avaliação circunscreve-se espacialmente no município de Crateús, polo regional. Os resultados da pesquisa apontam que o Campus Crateús/IFCE, apesar do pouco tempo de atuação, menos de uma década, já consegue influenciar positivamente no desenvolvimento socioeconômico local/regional: nos aspectos educacionais – profissionalização; culturais – mudança de comportamentos e incorporação de novos valores; sociais – acesso ao direito a educação e outros serviços ofertados pelo Campus; e econômico – a partir dos insumos gerados pelo funcionamento da estrutura fixa, através da sua ação finalística de ensino, pesquisa e extensão. Seu maior desafio concerne em manter um diálogo sólido e permanente com a comunidade para a construção de um projeto consolidado de desenvolvimento sustentável.pt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_akbgomes.pdf3,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.