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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56490
Tipo: | TCC |
Título : | Pabllo Vittar e cultura gay: fluxos entre identidade e cultura |
Autor : | Silva, Felipe Carvalho Alves da |
Tutor: | Oliveira Junior, Antônio Wellington de |
Palabras clave : | Drag queen;Cultura gay;Pabllo Vittar;Comunicação audiovisual |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Instituto de Cultura e Arte - UFC |
Citación : | SILVA, Felipe Carvalho Alves da. Pabllo Vittar e cultura gay: fluxos entre identidade e cultura. Orientador: Antônio Wellington de Oliveira Junior. 2019. 67 f. TCC (Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | A identidade da comunidade gay no Brasil está se moldando sob forte influência da figura de celebridade drag, munido do crescente poder de interação das redes sociais. A arte drag passou por uma longa trajetória até se tornar fruto de celebrificação e consumo. Neste cenário que Pabllo Vittar surge, se tornando o objeto desta pesquisa: a artista LGBTQI+ vem alcançando espaços inimagináveis de forma exponencial na mídia por meio de suas música e montações, ao passo que também passa por situações homofóbicas recorrentes na internet por haters. Seu corpo, seja “montado” como drag artista, ou desnudo, como uma figura gay comum, enaltece a bandeira que pertence. Pabllo Vittar carrega milhões de fãs nas redes sociais e grandes métricas por onde passa, mostrando como a figura imagética da artista tem forte poder de identificação e representação com o seu público consumidor. Para refletir sobre identidade, cultura, mídia, pós-modernidade, cibercultura e semiótica da imagem, teóricos como Thompson, Dizard, Geertz, Hall, Lemos, Joly, Tadeu e Daiolo darão sua contribuição. Pesquisadores contemporâneos como Colling, Amanajás, Gadelha, Reis (org)., Bragança, Lang (org.) e afins, que transitam entre a cultura gay, queer e a celebrificação do artista, irão enriquecer o repertório desta pesquisa. Por fim, Pabllo Vittar, por meio das músicas e clipes de carreira ‘Seu Crime’ e ‘Indestrutível’, serão usados como importantes recortes sobre a influência que o seu trabalho artístico exerce, chegando à conclusão que a arte drag de Pabllo é uma representação massiva da cultura LGBTQI+ contemporânea jovem. Por meio da imagem de artista, Pabllo Vittar tem o poder de criar, reproduzir, influenciar e retroalimentar tendências de toda uma geração. |
Abstract: | The identity of the gay community in Brazil is shaping up under the strong influence of the celebrity drag figure, armed with the growing power of interaction of social networks. Drag art went through a long trajectory until it became the result of celebrations and consumption. In this scenario that Pabllo Vittar appears, becoming the object of this research: the artist LGBTQI+ has been reaching unimaginable spaces in an exponential way in the media through her music and montages, while also going through homophobic situations recurring on the internet by haters. His body, whether “mounted” as a drag artist, or naked, as an ordinary gay figure, extols the flag he belongs to. Pabllo Vittar carries millions of fans on social networks and great metrics wherever he goes, showing how the artist's imagetic figure has strong power of identification and representation with his consuming public. To reflect on identity, culture, media, postmodernity, cyberculture and semiotics of the image, theorists such as Thompson, Dizard, Geertz, Hall, Lemos, Joly, Tadeu and Daiolo will contribute. Contemporary researchers such as Colling, Amanajás, Gadelha, Reis (org)., Bragança, Lang (org.) And the like, who move between gay, queer culture and the artist's celebrations, will enrich the repertoire of this research. Finally, Pabllo Vittar, through the songs and career clips 'Seu Crime' and 'Indestructible', will be used as important cuts on the influence that his artistic work has, coming to the conclusion that Pabllo's drag art is a representation mass of LGBTQI+ contemporary youth culture. Through the image of an artist, Pabllo Vittar has the power to create, reproduce, influence and feed back trends of an entire generation. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56490 |
Aparece en las colecciones: | PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias |
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