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dc.contributor.advisorBarroso, Maria Grasiela Teixeira-
dc.contributor.authorFrota, Mirna Albuquerque-
dc.date.accessioned2021-02-09T11:50:00Z-
dc.date.available2021-02-09T11:50:00Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationFROTA, M. A. Como cuido do meu filho desnutrido: abordagem cultural. 1998. 83 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1998.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56462-
dc.description.abstractThe malnutrition is considered the largest cause of the infantile mortality. In the great majority of the cases, it is tied up to the difficult condition socioeconomic living in the daily, to the life way, faiths and the mothers' values and to the way of taking care of the undernourished child. This study had for objectives: to describe the adolescent mother's cultural context and the undernourished child's care; to contribute for the qualification of the health professionals’ exercise in a cultural approach. The informers were the adolescent mothers that accompanied its children intemed at the Institute of Prevention to the Malnutrition and Excepcionality (IPREDE), in the period from july/97 to august/98. Bases on the presuppositions of the etnonursing according to the Theory of Universality and Cultural Diversity of the Care (LEININGER,1991). The collection of data was based in the observation - participation - reflection model. The data were classified and analyzed, having emerged the cultural theme: How I take care of my undernourished child. The results reveal that, in its majority, the adolescent mothers are shown confused and anxious in the care with the undernourished child, demonstrating attempts and forms of taking care, that empty space from the empiric knowledge, in search of the Services of health. This way, it is important the cultural focus of the care, objectifying a complete attendance and, consequently, larger satisfaction of specific segments of the population so marked by sociocultural problems.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnfermagem Pediátricapt_BR
dc.subjectTranstornos da Nutrição Infantilpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleComo cuido do meu filho desnutrido: abordagem culturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA desnutrição é considerada a maior causa da mortalidade infantil. Na grande maioria dos casos, está ligada à difícil condição socioeconômica vivenciada no cotidiano, ao modo de vida, crenças e valores das mães e ao modo de cuidar do filho desnutrido. Este estudo teve por objetivos: descrever o contexto cultural da mãe adolescente e o cuidado do filho desnutrido; contribuir para a qualificação do exercício dos profissionais de saúde em uma abordagem cultural. As informantes foram as mães adolescentes que acompanhavam seus filhos internados no Instituto de Prevenção à Desnutrição e a Excepcionalidade (IPREDE), no período de julho/97 a agosto/98. Baseia-se nos pressupostos da etnoenfermagem segundo a Teoria da Universalidade e Diversidade Cultural do Cuidado (LEININGER,1991). A coleta de dados fundamentou-se no modelo de observação - participação - reflexão. Os dados foram categorizados e analisados, tendo emergido o tema cultural: Como cuido do meu filho desnutrido. Os resultados revelam que, em sua maioria, as mães adolescentes mostram-se confusas e ansiosas no cuidado com o filho desnutrido, demonstrando tentativas e formas de cuidar, que vão desde os conhecimentos empíricos à procura dos serviços de saúde. Deste modo, é relevante o foco cultural do cuidado, objetivando uma assistência holística e, consequentemente, maior satisfação de segmentos específicos da população tão marcados por problemas socioculturais.pt_BR
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