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Tipo: TCC
Título: Sistema didático de sintonia automática e auto-ajuste de controlador PID em controle de velocidade e de posição de motor CC
Autor(es): Oliveira Júnior, José Raimundo de
Orientador: Daher, Sérgio
Coorientador: Pereira, René Descartes Olímpio
Palavras-chave: Sintonia automática;Auto-ajuste;Controle PID;Motor CC;Controle de motor CC
Data do documento: 2020
Citação: OLIVEIRA JÚNIOR, José Raimundo de. Sistema didático de sintonia automática e auto-ajuste de controlador PID em controle de velocidade e de posição de motor CC. 2020. 101 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará , Fortaleza, 2020.
Resumo: Este trabalho apresenta um sistema didático de sintonia automática e de auto-ajuste de controladores PID no controle de velocidade e de posição de motor de CC. O motor CC é modelado através de princípios físicos e são obtidos modelos simplificados relacionando a tensão de entrada com a sua velocidade ou com a sua posição do eixo. O sistema didático é baseado em uma placa de circuito que inclui um dsPIC30F4011 e periféricos, e conta com um programa de interface gráfica para sistema operacional Microsoft Windows 10. Técnicas de controle adaptativo de sintonia automática e de auto-ajuste são definidas e aplicadas ao sistema didático. O resultado é uma ferramenta eficaz que realiza a identificação dos modelos e sintonia dos controladores a partir de respostas em malha aberta e em malha fechada. Todo o processo é concentrado na interface gráfica, unificando as informações, o comando do sistema e a visualização dos resultados. A simplicidade da interface gráfica permite aos discentes conferir e validar os resultados obtidos. Isto torna o sistema didático uma ferramenta eficaz no ensino e na consolidação de conceitos básicos da teoria de controle, como identificação de sistemas e sintonia de controladores.
Abstract: This work presents a didactic system of auto-tuning and self-tuning of PID controllers in the control of speed and position of direct current (DC) motor. The DC motor is modeled through physical principles and simplified models are obtained by relating the input voltage to its speed or to its axis position. The didactic system is based on a circuit board that includes a dsPIC30F4011 and peripherals, and has a graphic interface program for Microsoft Windows 10 operating system. Adaptive control techniques of automatic tuning and self-adjusting are defined and applied to the didactic system. The result is an effective tool that performs model identification and tuning of controllers from open loop and closed loop responses. The whole process is concentrated in the graphic interface, unifying the information, the system command and the visualization of the results. The simplicity of the graphic interface allows the students to check and validate the results obtained. This makes the didactic system an effective tool in teaching and consolidating basic concepts of control theory, such as system identification and controller tuning.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56411
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