Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56321
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Elizabeth da Paz | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Gabriel Coelho | - |
dc.contributor.author | Pequeno, Mauro Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-03T17:57:34Z | - |
dc.date.available | 2021-02-03T17:57:34Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Elizabeth da Paz; NASCIMENTO, Gabriel Coelho; PEQUENO, Mauro Cavalcante. Oficinas educomunicativas na iniciação do aluno de sistemas e mídias digitais à docência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56321 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.title | Oficinas educomunicativas na iniciação do aluno de sistemas e mídias digitais à docência | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Educomunicação é um campo de ações voltadas a utilizar a educação aliada à tecnologia para melhorar a capacidade de expressão dos alunos, desenvolver sua capacidade comunicativa e trabalhar a democracia e a sociedade em sala de aula. A criação de oficinas nesse âmbito amplia a noção de educação dos alunos, trazendo novas experiências que vão atingir a formação acadêmica do mesmo, bem como gerar uma primeira experiência dos alunos com a docência, invertendo os papéis e colocando-o na posição de professor. É interessante que o aluno durante sua formação tenha experiências ligadas à docência, pois essa inversão de papel professor-aluno permite explorar diversas possibilidades no meio, aprendendo métodos diferentes dos tradicionais de ensinar. O aluno de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) tem contato amplo com tecnologias digitais, permitindo a união de conceitos sobre a tecnologia em si (racionalização sobre o funcionamento de qualquer ferramenta) e o meio digital (código binário), tendo uma preparação multidisciplinar que busca obter o domínio de diferentes habilidades de programação, design, audiovisual, entre outras. No processo de criação de uma oficina educomunicativa, o aluno aprende conceitos de Educomunicação e meios de aliar todo o conteúdo visto em sala com novas formas de aprendizado envolvendo ferramentas comunicativas. O processo de desenvolvimento das oficinas será avaliado através de um estudo de caso onde se observará, desde as fases iniciais de planejamento até o dia de execução da oficina, o modo como o aluno progride no desempenho da tarefa. Com isso espera-se que o aluno aprimore suas experiências práticas de docência usando os recursos educomunicativos propostos, bem como o pensamento crítico e social desenvolvido a partir das oficinas dadas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_epsantos.pdf | 71,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.