Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56321
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Elizabeth da Paz-
dc.contributor.authorNascimento, Gabriel Coelho-
dc.contributor.authorPequeno, Mauro Cavalcante-
dc.date.accessioned2021-02-03T17:57:34Z-
dc.date.available2021-02-03T17:57:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Elizabeth da Paz; NASCIMENTO, Gabriel Coelho; PEQUENO, Mauro Cavalcante. Oficinas educomunicativas na iniciação do aluno de sistemas e mídias digitais à docência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56321-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.titleOficinas educomunicativas na iniciação do aluno de sistemas e mídias digitais à docênciapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEducomunicação é um campo de ações voltadas a utilizar a educação aliada à tecnologia para melhorar a capacidade de expressão dos alunos, desenvolver sua capacidade comunicativa e trabalhar a democracia e a sociedade em sala de aula. A criação de oficinas nesse âmbito amplia a noção de educação dos alunos, trazendo novas experiências que vão atingir a formação acadêmica do mesmo, bem como gerar uma primeira experiência dos alunos com a docência, invertendo os papéis e colocando-o na posição de professor. É interessante que o aluno durante sua formação tenha experiências ligadas à docência, pois essa inversão de papel professor-aluno permite explorar diversas possibilidades no meio, aprendendo métodos diferentes dos tradicionais de ensinar. O aluno de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) tem contato amplo com tecnologias digitais, permitindo a união de conceitos sobre a tecnologia em si (racionalização sobre o funcionamento de qualquer ferramenta) e o meio digital (código binário), tendo uma preparação multidisciplinar que busca obter o domínio de diferentes habilidades de programação, design, audiovisual, entre outras. No processo de criação de uma oficina educomunicativa, o aluno aprende conceitos de Educomunicação e meios de aliar todo o conteúdo visto em sala com novas formas de aprendizado envolvendo ferramentas comunicativas. O processo de desenvolvimento das oficinas será avaliado através de um estudo de caso onde se observará, desde as fases iniciais de planejamento até o dia de execução da oficina, o modo como o aluno progride no desempenho da tarefa. Com isso espera-se que o aluno aprimore suas experiências práticas de docência usando os recursos educomunicativos propostos, bem como o pensamento crítico e social desenvolvido a partir das oficinas dadas.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_epsantos.pdf71,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.