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Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise estatística da caracterização físico-mecânica de uma brita graduada simples (BGS) empregada em campo.
Autor(es): Moreira, Dennya Fernandes
Farias, Teresa Raquel Lima
Bastos, Juceline Batista dos Santos
Palavras-chave: Pavimento;Brita graduada simples;Granulometria;Módulo de resiliência
Data do documento: 2020
Citação: MOREIRA, Dennya Fernandes ; FARIAS, Teresa Raquel Lima; BASTOS, Juceline Batista dos Santos. Análise estatística da caracterização físico-mecânica de uma brita graduada simples (BGS) empregada em campo. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.1632-1641.
Resumo: O desempenho e a eficiência do pavimento dependem do correto planejamento, projeto e construção. A camada de base tem importante papel no comportamento global da estrutura dos pavimentos. Assim, este artigo objetivou caracterizar física e mecanicamente uma Brita Graduada Simples (BGS) extraída de uma rodovia estadual do Ceará (CE). A investigação foi realizada a partir de materiais coletados em seis pontos do trecho, analisando a variabilidade entre as amostras quanto às características físicas e mecânicas. Como resultados médios, o material denotou uma granulometria com predominância de material fino com Dimensão máxima (Dm) de 25mm, abrasão “Los Angeles” de 37%, absorção de 0,9%, Massa Específica Aparente Seca (MEAS) de 2,12 g/cm3, umidade ótima de 7,2%, Índice de Suporte Califórnia (ISC) de 77%, sem expansão e Módulo de Resiliência (medido) de 441 MPa. Os resultados indicam que este material atende aos limites estabelecidos pelo DNIT para aplicação em camadas de base rodoviária.
Abstract: The pavement performance and efficiency depends on the correct planning, design and construction. The base layer plays an important role in the pavement structure global behavior. This paper aimed at the physical- mechanical characterization of graduated gravel extracted from a state highway of Ceará (CE). The investigation was carried out at six points on the stretch, analyzing the variability between samples as the physical and mechanical characteristics. With average results, the material denoted a grain size with predominance of thin material with maximum size of 25 mm, 37% abrasion, 0.9% absorption, 2.12 g/cm3 dry bulk density, 7.2% optimum humidity, California Bearing Ratio of 77%, without expansion and resilient modulus (measured) of 441 MPa. The results indicate the material answer the limits established by DNIT for the road base layer application.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56312
ISBN: 978-65-89319-00-9
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