Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56301
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moraes, Esther | - |
dc.contributor.author | Madeira, Lélia Maria | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-03T01:54:07Z | - |
dc.date.available | 2021-02-03T01:54:07Z | - |
dc.date.issued | 1985 | - |
dc.identifier.citation | MADEIRA, L. M. Pesquisa participante: metodologia pedagógica alternativa para enfermeiros. 1985. 93 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1985. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56301 | - |
dc.description.abstract | In this paper made up with a group of nurses from a governamental school hospital, the methodology used was that of the participating research, taking the praxis philosophy as a theoretic reference. The children hospitalization problem was discussed in the group throughout . the principies of the dcmocracy emphasising the admission. But other necessities and priorities arouse using the historical dialectical approaching. They will be studied continually.The critical analysis of the problem showed us that the nurses made a great progress , individually or as a group, in their view of the reality. They gained a more reflexive and criticai class conscience despite until begining. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Profissionais de Enfermagem Pediátrica | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem Pediátrica | pt_BR |
dc.subject | Criança Hospitalizada | pt_BR |
dc.title | Pesquisa participante: metodologia pedagógica alternativa para enfermeiros | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste trabalho, empreendido com o grupo de enfermeiros da unidade pediátrica de um hospital-escola governamental, a metodologia utilizada foi a pesquisa participante, partindo-se do referencial teórico da filosofia da práxis. Através das etapas da pesquisa, considerando-se os princípios da ação democrática e utilizando-se de discussões em grupo, estudou-se a problemática da hospitalização da criança, com primeiro enfoque na admissão. Porem, pela abordagem dialética histórica empregada, surgiram novas necessidades e prioridades que foram ou continuam a ser trabalhadas pelo grupo. A análise crítica do processo evolutivo da pesquisa mostrou que a vivência do processo educativo - participativo promoveu nos enfermeiros, seja individualmente ou como grupo social, uma progressiva ascensão de sua visão da realidade, com evidente superação de uma consciência ingênua, espontânea, para outra mais crítica, reflexiva, ainda que não se tenha atingido o nível desejado de uma consciência de classe. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Dissertações defendidas em outras instituições |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1985_dis_lmmadeira.pdf | 35,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.