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Tipo: Artigo de Evento
Título: Caracterização de rigidez de misturas asfálticas por meio de ensaios não destrutivos.
Autor(es): Rabelo, Keila Rodrigues
Babadopulos, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima
Soares, Jorge Barbosa
Palavras-chave: Misturas asfálticas;Pavimentos de asfalto;Ensaio de tração
Data do documento: 2020
Citação: RABELO, Keila Rodrigues; BABADOPULOS, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima; SOARES, Jorge Barbosa. Caracterização de rigidez de misturas asfálticas por meio de ensaios não destrutivos. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.1356-1359.
Resumo: O módulo dinâmico (|E*|) é o parâmetro de rigidez que reproduz a natureza viscoelástica de misturas asfálticas e pode ser utilizado como parâmetro de entrada em projetos de dimensionamento mecanístico-empíricos de pavimentos. Traz a vantagem da consideração da temperatura e da frequência carga, que possuem impacto no dimensionamento. O ensaio convencional de módulo dinâmico, recentemente normatizado no Brasil, é realizado em 20h devido à necessidade de estabilização das diferentes temperaturas, além de requerer mão de obra qualificada e equipamento como uma prensa hidráulica. Neste relatório de dissertação, é descrita uma proposta de trabalho que testará duas metodologias Não Destrutivas (ND) baseadas em propagação de ondas e análise de vibrações para a caracterização da rigidez de misturas asfálticas. As principais vantagens das metodologias alternativas são os equipamentos de menor custo, a duração do ensaio e a simplicidade de execução.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56296
ISBN: 978-65-89319-00-9
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