Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56264
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Mateus Nogueira | - |
dc.contributor.author | Cunto, Flávio José Craveiro | - |
dc.contributor.author | Gomes, Marcos José Timbó Lima | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-29T16:54:32Z | - |
dc.date.available | 2021-01-29T16:54:32Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mateus Nogueira; CUNTO, Flávio José Craveiro; GOMES, Marcos José Timbó Lima. Modelos categóricos aplicados à análise exploratória dos níveis de agregação da severidade de acidentes compedestres emáreas urbanas. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.2458-2469. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-89319-00-9 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56264 | - |
dc.description.abstract | Promoting a safer road environment for pedestrians requires an understanding of the risk factors associated with the injuries suffered by these users when they are involved in crashes. This study is dedicated to investigating different severity classification configurations in the categorical modeling and identifying factors that influence the severity of crashes with pedestrians. For this purpose, multinomial logit models were estimated by using crashes records from the city of Fortaleza between the years 2017 and 2019. Variables related to pedestrians, aspects of the crash and characteristics of the urban structure were investigated. The results indicated that the model with three levels of severity (light/moderate, severe and fatal) showed the best performance. From this model, it was observed that factors such as pedestrian's advanced age, accidents at night, with the involvement of heavy vehicles, on weekends and located on roads with higher road classification, are associated with more severe injuries. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pedestre | pt_BR |
dc.subject | Acidentes de trânsito | pt_BR |
dc.subject | Segurança no trânsito | pt_BR |
dc.subject | Lesões acidentais | pt_BR |
dc.title | Modelos categóricos aplicados à análise exploratória dos níveis de agregação da severidade de acidentes compedestres emáreas urbanas. | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A promoção de um ambiente viário mais seguro para os pedestres requer a compreensão dos fatores de risco associados às lesões sofridas por esses usuários quando envolvidos em acidentes de trânsito. Esse estudo é dedicado a investigar diferentes configurações de classificação da severidade na modelagem categórica e identificar fatores que influenciam na gravidade dos acidentes com pedestres. Para isso foram estimados modelos logit multinomiais utilizando registros de acidentes da cidade de Fortaleza entre os anos de 2017 e 2019. Foram investigadas variáveis relacionadas ao pedestre, aspectos do acidente e características da estrutura urbana. Os resultados indicaram que o modelo com três níveis de severidade (leve/moderado, grave e fatal) apresentou o melhor desempenho. A partir desse modelo observou-se que fatores como idade avançada do pedestre, acidentes ocorridos a noite, com veículos pesados, em finais de semana e localizados em vias de maior classificação viária, estão associados a lesões mais severas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_eve_mnsilva.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.