Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56262
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Caracterização de pedestres obedientes e oportunistas em travessias semaforizadas de Fortaleza. |
Autor(es): | Mesquita, Kaio Gefferson de Almeida Castro Júnior, Francisco Altanízio Batista de Cunha, Moisés Gomes de Holanda |
Palavras-chave: | Motociclistas - Comportamento;Travessia;Acidentes de trânsito;Comportamento de risco;Pedestre - Comportamento |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | MESQUITA, Kaio Gefferson de Almeida ; CASTRO JÚNIOR, Francisco Altanízio Batista de ; CUNHA,Moisés Gomes de Holanda. Caracterização de pedestres obedientes e oportunistas em travessias semaforizadas de Fortaleza. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.2474-2485. |
Resumo: | O crescente aumento da taxa de motorização em países em desenvolvimento aumentou o risco de acidentes para usuários de modos de transporte vulneráveis, como os pedestres. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo caracterizar o comportamento dos pedestres obedientes e oportunistas em travessias semaforizadas de Fortaleza. Para realizar essa caracterização foram utilizados dados coletados através de vídeos gravados pelas câmeras de monitoramento da Prefeitura do município. Foram selecionadas travessias estratégicas, que possuem um maior fluxo de pedestres e de carros. Hipóteses foram testadas a fim de conhecer melhor o fenômeno a ser estudado. Para os testes dessas hipóteses foram utilizadas ferramentas como: tabela de contingência, teste chi-quadrado, análises descritivas e modelo logit. Os resultados revelam que não há correlação de dependência entre o sexo dos pedestres e o seu comportamento, mas há uma maior tendência de pedestres com faixa etária avançada serem mais obedientes. |
Abstract: | The increase on the motorization level in the developing nations has played an important role in the rise of the accident risk for the transportation system's most vulnerable users, like pedestrians. Hence, this paper has as objective, characterizing the obedience behavior of pedestrians in signalized crossings in Fortaleza. To undertake this analysis, it was adopted data collected from videos recorded by traffic monitoring cameras of the city. The crossings selected for this study were the ones with the highest flow of vehicles and pedestrians. Hypotheses were tested to better understand the studied phenomenon. To test these hypotheses, it was adopted tools such as the contingency table, the chi-square statistical test, descriptive analysis and the logit model. The results revealed that there is no correlation between the gender and the obedience behavior. However, the results exposed there is a trend of obedience among the elderly pedestrians. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56262 |
ISBN: | 978-65-89319-00-9 |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_eve_kgdeamesquita.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.