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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56253
Tipo: | Dissertação |
Título: | O cuidado informal na saúde/doença no contexto da família: representações sociais de mães e crianças de uma comunidade |
Autor(es): | Girão, Selma Suely de Freitas Monteiro |
Orientador: | Varela, Zulene Maria de Vasconcelos |
Palavras-chave: | Relações Interpessoais;Promoção da Saúde;Assistência à Saúde |
Data do documento: | 1996 |
Citação: | GIRÃO, S. S. de F. M. O cuidado informal na saúde/doença no contexto da família: representações sociais de mães e crianças de uma comunidade. 1996. 80 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem em Saúde Comunitária) - Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1996. |
Resumo: | A autora se propõe a desvelar o significado que as mães e crianças atribuem à saúde/doença; conhecer a definição de situação das mesmas com relação ao cuidado para a promoção da saúde, proteção contra doenças e reabilitação de doentes; identificar a influência da mãe na formação das representações sociais da criança sobre saúde/doença e cuidado. O estudo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa, tendo como foco central a fala das mães e crianças que vivenciam a experiência de sentir-se saudável, adoecer e cuidar da saúde/doença no cotidiano de suas vidas. Os depoimentos foram obtidos pela pesquisadora no ambiente da escola e nos domicílios, a partir da observação livre, observação participante e entrevista semi-estruturada, no período de maio de 1994 a maio de 1995. As convergências das falas após analisadas possibilitaram a identificação de algumas unidades significativas que poderão fornecer subsídios para nortear o planejamento das ações de promoção da saúde na Unidades do Cuidado de Enfermagem (UCE) do Centro de Desenvolvimento Familiar (CEDEFAM), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão - UFC. Como referencia] teórico-metodológico foram utilizadas a fenornenologia das relações sociais de SCHUTZ e a análise categorial temática segundo BARD1N. O estudo consta de quatro momentos: 1 - Desvelando o mundo do dia-a-dia; 2 - Percebendo o significado de saúde/doença e cuidado; 3 - Definindo situação com relação ao cuidado na saúde/doença; 4 - Influências recebidas na orientação para o cuidado na saúde/doença no contexto da família. Os achados mostraram que a percepção da mãe sobre saúde/doença e cuidado emerge a partir da sua visão de mundo e das interações sociais estabelecidas com outros. Enquanto que a da criança depende da percepção de pessoas próximas e significativas, tais como a mãe e a professora, sendo a mãe a principal responsável pela formação de hábitos e valores relacionados ao cuidado na saúde/doença. A criança recebe as orientações dadas pela mãe, absorve essas informações a nível cognitivo, porém na prática ela seleciona o que deve ser seguido, de acordo com os seus próprios interesses. Evidenciaram também que a definição de situação da mãe, relacionada ao cuidado na saúde/doença, sofre influência c determinação de ordem pessoal, interpessoal e situacional. |
Abstract: | lhe author intends to reveal the meaning that mothers and children attribute to health/diseasc and care; and also to get to know the situation of mothers and children in relation to health promoting care, protection against disease and the recovery of sick people; to identify the mother’s influence in the formation fo the child’s social representation in what concems health/disease and care. The work was developed starting from a qualitative approach having as its main focus the statements from both mothers and children who lived through and experienced the fact of feeling hcalthy, getting sick and to provide care for health/diseas in the daily routine of their lives. The statements were collected by the researcher in the school environment and in the households, a follows: free observation, participatory observation, and semi-struetured interview, in the period ranging from may 1994 to may 1995. The convergence of the statements, once thcy had been analised, led to the identification of some signigicant units which may provide the basis from health promoting actions at the Nursing Care Unit of the Family Development Center which is connected to the Pro-Rectory for Extension, of the Federal University of Ceara (UFC). As a theoretical and methodologicial referential use was made of SHUTZ’s Phenomenology of Social Rclations and Bardin’s Categorical and Thematic Analysis. lhe study consists of four stages: 1 - Unveiling of the daily world; 2 - Perception of the incaning of health/disease and care; 3 - Defining situation with relation to care in health/disease; 4 - Iníluences received in the guidance for care in health/disease. Within the family context the findings have shown that the mother’s perception conceming health/disease and care originates from the mother’s view of the world and of the social interactions established with other people. Whereas the child’s perception about these depends on the conception of persons who are close and significant to the child such as the teacher and the mother. The child receives guidence and Stores this information at a cognitive levei, however in practice lhe child selects what must be followed in accordande with the child’s own interests. The findings have also unders cored that the difmition ofthe situation related to care in health/disease sufíers the influence of personal, inter-personal and situational determinants. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56253 |
Aparece nas coleções: | DENF - Dissertações defendidas na UFC |
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