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dc.contributor.authorSousa, Francelino Franco Leite de Matos-
dc.contributor.authorCastro, Isabela Ribeiro de-
dc.contributor.authorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.date.accessioned2021-01-28T14:59:06Z-
dc.date.available2021-01-28T14:59:06Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUSA, Francelino Franco Leite de Matos; CASTRO, Isabela Ribeiro de; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro. Evolução comportamental nas decisões locacionais e de viagens em Fortaleza a partir da calibração de um Modelo LUTI . In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.1847-1858.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89319-00-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56234-
dc.description.abstractAccessibility has been understood as a joint result of the spatial distribution of activities and the displacement impedance. However, the performances of the land-use and transport subsystems are dependent on the users' behavior in their locational and travel decisions. Recognizing that this behavior may change over time, the importance of its understanding in the integrated urban planning process is evident. Considering that calibrating mathematical and statistical models provides quantitative parameters that allow the representation of the decisional behavior, this article aims to characterize the behavioral changes in locational and travel decisions in Fortaleza at the beginning of the 21st century, based on the calibration effort of the TRANUS LUTI model. It was found that, in addition to maintaining certain trends, the behavior related to land-use and mobility decisions in Fortaleza has changed towards more verticalization and higher use of individual motorized modes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectModelo LUTI TRANUSpt_BR
dc.subjectModelo de planejamentopt_BR
dc.subjectPlanejamento do transporte rodoviáriopt_BR
dc.subjectSolo urbano - Usopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.titleEvolução comportamental nas decisões locacionais e de viagens em Fortaleza a partir da calibração de um Modelo LUTI.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA acessibilidade tem sido compreendida como um resultado conjunto da distribuição espacial das atividades e da impedância aos deslocamentos. Entretanto, os desempenhos dos subsistemas de uso do solo e de transportes são dependentes do comportamento dos usuários nas suas decisões locacionais e de viagens. Reconhecendo-se que esse comportamento pode se alterar ao longo do tempo, constata-se a importância de sua compreensão no processo de planejamento urbano integrado. Considerando que calibrar modelos matemáticos e estatísticos fornece parâmetros quantitativos que possibilitam a representação do comportamento decisório, este artigo objetiva caracterizar as mudanças comportamentais nas decisões locacionais e de viagens em Fortaleza no começo do século XXI, a partir do esforço de calibração do modelo LUTI TRANUS. Verificou-se, além da manutenção de determinadas tendências, que o comportamento nas decisões sobre uso do solo e mobilidade em Fortaleza tem se alterado no sentido de uma maior verticalização e maior utilização dos modos motorizados individuais.pt_BR
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