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Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação de variabilidade de misturas asfálticas aplicadas em um trecho experimental e aplicação de fator de pagamento
Autor(es): Santos, Francisco Raul Teixeira
Silva, Lucas Sassaki Vieira da
Bastos, Juceline Batista dos Santos
Soares, Jorge Barbosa
Palavras-chave: Pavimentação asfáltica;Pavimentos;Trinca;Controle de qualidade;Binder;Pavimentação - Controle de qualidade;Especificação de serviço (ES);Asfalto
Data do documento: 2020
Citação: SANTOS, Francisco Raul Teixeira; SILVA, Lucas Sassaki Vieira da; BASTOS, Juceline Batista dos Santos; SOARES, Jorge Barbosa. Avaliação de variabilidade de misturas asfálticas aplicadas em um trecho experimental e aplicação de fator de pagamento. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.1156-1167.
Resumo: A mistura asfáltica possui propriedades que podem se alterar em função de diversos fatores como temperatura, armazenamento, transporte e características da dosagem dos constituintes. Essa variação pode acarretar problemas no pavimento, como trincas ou desgaste excessivo, gerando transtornos e custos elevados de manutenção. A partir das características volumétricas das misturas asfálticas de um trecho experimental e dos dados medidos em campo após a execução, foi possível apontar as etapas do processo executivo em que a variabilidade na via final também foi afetada por problemas executivos, não apenas inerentes à variabilidade da própria mistura asfáltica. Os dados analisados sugerem a necessidade da criação de um processo de controle da qualidade de pavimentos fundamentado em parâmetros probabilísticos para definir o nível de variabilidade apresentada pelo material, além de uma verificação quanto à aplicabilidade do método do Fator de Pagamento como ferramenta de gestão de qualidade.
Abstract: Asphaltic mixtures have properties that might change due to factors such as temperature, storage, transportation and design characteristics related to its constituents. This variation may result in pavement distresses such as cracking and excessive wearing, generating problems to drivers and high maintenance costs. From the asphalt mixture’s volumetric characteristics from a test section and field data collected after construction, it was possible to point out steps from the executive process in which the final section variability was also affected by execution problems, not only the ones inherent to the asphalt mixture’s variability. The analyzed data suggest the need to create a quality control process in pavements based on probabilistic parameters to define the variability presented by the material besides performing a verification on the Pay Factor method as a quality management tool.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56220
ISBN: 978-65-89319-00-9
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