Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56172
Tipo: Artigo de Evento
Título: Desenvolvimento de membranas e hidrogéis com extrato aquoso e etanólico de Caesalpinia Ferrea e seus polissacarídeos extraídos associados ao alginato como coadjuvantes no tratamento de queimaduras
Autor(es): Cunha, Arcelina Pacheco
Almeida, Raimundo Rafael de
Ribeiro, Ana Carolina Barbosa
Oliveira, Cristiane Pinto
Gomes, Elis Cristina Chagas
Ricardo, Nágila Maria Pontes Silva
Souza, Terezinha Maria
Farias, Davi Felipe
Carvalho, Ana de Fátima Fontenele Urano
Lima, Glauber Pacelli Gomes de
Oliveira, Cecília Carvalho de
Viana, Martônio Ponte
Palavras-chave: Queimaduras;Extrato vegetal;Hidrogéis;Compostos fitoquímicos;Cicatrização - Efeitos dos fármacos
Data do documento: 2012
Citação: CUNHA, Arcelina Pacheco; ALMEIDA, Raimundo Rafael de; RIBEIRO, Ana Carolina Barbosa; OLIVEIRA, Cristiane Pinto; GOMES, Elis Cristina Chagas; RICARDO, Nágila Maria Pontes Silva; SOUZA, Terezinha Maria; FARIAS, Davi Felipe; CARVALHO, Ana de Fátima Fontenele Urano; LIMA, Glauber Pacelli Gomes de; OLIVEIRA, Cecília Carvalho de; VIANA, Martônio Ponte. Desenvolvimento de membranas e hidrogéis com extrato aquoso e etanólico de Caesalpinia Ferrea e seus polissacarídeos extraídos associados ao alginato como coadjuvantes no tratamento de queimaduras. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 20º., 04 a 08 nov. 2012, Joinville, Santa Catarina, Brasil. Anais[…] Joinville, Santa Catarina,2012.
Resumo: As queimaduras são as causas mais comuns de lesões cutâneas. Para dinamizar o processo de cicatrização são utilizados polímeros naturais em substituição aos polímeros sintéticos. A pectina e a galactomanana de jucá (Caesalpinia ferrea) e o alginato reticulado com cálcio são atóxicos e biodegradáveis. E juntamente com os extratos dos frutos do jucá apresentaram propriedades bactericidas e toxicidade baixa, agem nas feridas promovendo a regeneração tecidual. A proposta desse trabalho é desenvolver membranas e hidrogéis com polissacarídeos naturais e bioativos existentes nos extratos vegetais que reúnam propriedades curativas em queimaduras. Os polissacarídeos isolados, membranas e hidrogéis foram caracterizados por Espectroscopia de Absorção na Região do Infravermelho (FTIR), Microscopia Eletrônica de Varredura (SEM), as propriedades Reológicas e bioensaios. E os extratos por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC). As membranas e hidrogéis de polímeros naturais com extratos de jucá se apresentaram como interessantes coadjuvantes à cicatrização em lesões dérmicas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56172
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_apcunha.pdf650,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.