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dc.contributor.authorSiqueira, Matheus Fontenelle-
dc.contributor.authorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.date.accessioned2021-01-21T12:47:53Z-
dc.date.available2021-01-21T12:47:53Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Matheus Fontenelle; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro. Uso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.1956-1959.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89319-00-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56151-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCausalidadept_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectInferência causalpt_BR
dc.subjectOferta e procurapt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectTransporte - Planejamentopt_BR
dc.titleUso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrApesar do uso recorrente de modelos desagregados na compreensão dos determinantes da demanda por transportes, ainda surgem questionamentos quanto à interpretação causal dos coeficientes estimados, dada a distinção entre correlação e causalidade. Nessa pesquisa de mestrado, desenvolve-se uma proposta metodológica que incorpora o arcabouço teórico da Inferência Causal na identificação de efeitos causais em decisões de viagem. Partindo de uma representação conceitual do fenômeno, constrói-se um diagrama causal que traduz as hipóteses de causa-efeito. Essa linguagem própria da Inferência Causal já permite identificar lacunas nos esforços atuais de modelagem, decorrentes sobretudo da existência de processos causais com efeitos diretos e indiretos. As hipóteses de causalidade são testadas através da construção de Modelos de Equações Estruturais, que permitem relaxar diversas premissas existentes em outras abordagens de modelagem. O método desenvolvido trará avanços na compreensão das diferenças na mobilidade entre grupos socioeconômicos, através da aplicação baseada em dados de pesquisas OD domiciliares.pt_BR
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