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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56151
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Siqueira, Matheus Fontenelle | - |
dc.contributor.author | Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-21T12:47:53Z | - |
dc.date.available | 2021-01-21T12:47:53Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Matheus Fontenelle; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro. Uso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.1956-1959. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-89319-00-9 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56151 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Causalidade | pt_BR |
dc.subject | Transporte | pt_BR |
dc.subject | Inferência causal | pt_BR |
dc.subject | Oferta e procura | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject | Transporte - Planejamento | pt_BR |
dc.title | Uso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes. | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Apesar do uso recorrente de modelos desagregados na compreensão dos determinantes da demanda por transportes, ainda surgem questionamentos quanto à interpretação causal dos coeficientes estimados, dada a distinção entre correlação e causalidade. Nessa pesquisa de mestrado, desenvolve-se uma proposta metodológica que incorpora o arcabouço teórico da Inferência Causal na identificação de efeitos causais em decisões de viagem. Partindo de uma representação conceitual do fenômeno, constrói-se um diagrama causal que traduz as hipóteses de causa-efeito. Essa linguagem própria da Inferência Causal já permite identificar lacunas nos esforços atuais de modelagem, decorrentes sobretudo da existência de processos causais com efeitos diretos e indiretos. As hipóteses de causalidade são testadas através da construção de Modelos de Equações Estruturais, que permitem relaxar diversas premissas existentes em outras abordagens de modelagem. O método desenvolvido trará avanços na compreensão das diferenças na mobilidade entre grupos socioeconômicos, através da aplicação baseada em dados de pesquisas OD domiciliares. | pt_BR |
Appears in Collections: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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2020_eve_mfsiqueira.pdf | 924,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
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