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Tipo: Artigo de Evento
Título: Evolução das desigualdades na acessibilidade ao trabalho na região metropolitana de Fortaleza no começo do século XXI.
Autor(es): Quesado Filho, Nelson de Oliveira
Sousa, Francelino Franco Leite de Matos
Palavras-chave: Transporte - Planejamento;Acessibilidade;Transporte urbano;Solo urbano - Uso;Planejamento urbano;Segregação urbana
Data do documento: 2020
Citação: QUESADO FILHO, Nelson de Oliveira ; SOUSA, Francelino Franco Leite de Matos. Evolução das desigualdades na acessibilidade ao trabalho na Região Metropolitana de Fortaleza no começo do século XXI. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.2151-2162.
Resumo: Determinados grupos, por depararem-se com condições que impõem limitações de acesso às atividades desejadas, podem ser levados à exclusão social, comprometendo o bem estar e o grau de participação dos indivíduos na sociedade. Isto pode ser consequência de inadequada distribuição socioespacial na acessibilidade por meio de deficiências nos sistemas de transportes e uso do solo. Assim, este trabalho tem o propósito de caracterizar a evolução das desigualdades na acessibilidade ao trabalho na Região Metropolitana de Fortaleza a partir da análise dos tempos de deslocamentos casa-trabalho disponibilizados pela PNAD. É possível identificar uma piora geral no nível de acessibilidade ao trabalho na cidade e desigualdades mais intensas quando se comparam os níveis de acessibilidade da população separada por gênero e pela idade. Por outro lado, a autossegregação da alta renda, parece reduzir a desigualdade existente quanto aos níveis de renda.
Abstract: Certain groups, when faced with conditions that impose limitations on the access to desired activities, can be led to social exclusion, compromising the well-being and the participation of individuals in society. This may be a consequence of inadequate sociospatial distribution in accessibility because of deficiencies in transportation and land use systems. Thus, this work aims to characterize the evolution of inequalities in the accessibility to the workplace in the Metropolitan Region of Fortaleza by analyzing the data provided by the PNAD survey. It is possible to identify a general decrease in the level of accessibility to the workplace in the city, and more intense inequalities when comparing the levels of accessibility of the population when separated by gender and age. On the other hand, the self-segregation of high income groups seems to reduce the existing inequality in terms of income levels.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56141
ISBN: 978-65-89319-00-9
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