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Tipo: Artigo de Evento
Título: Utilização de imagens associadas ao georreferenciamento para monitoramento do estado de conservação de ferrovias
Autor(es): Alecrim, Carla Marília Cavalcante
Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Ferreira, Wellington Lorran Gaia
Silva, Carlos Augusto Uchôa da
Palavras-chave: Ferrovias - Manutenção e reparos;Georreferenciamento;Ferrovias - Avaliação do estado de conservação;Transporte de mercadorias
Data do documento: 2018
Citação: ALECRIM, Carla Marília Cavalcante; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco; FERREIRA, Wellington Lorran Gaia; SILVA, Carlos Augusto Uchôa da. Utilização de imagens associadas ao georreferenciamento para monitoramento do estado de conservação de ferrovias. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET.32o., 04 a 07 nov. 2018, Gramado_RS. Anais [...] Gramado,RS, 2018. p.1110-1121.
Resumo: No Brasil, a participação do modo ferroviário na matriz do transporte de cargas corresponde a apenas 20.7%. No entanto, este modo é adequado para o transporte a grandes distâncias, que é a realidade do Brasil. Para que as ferrovias estejam em boas condições de operação, ações de manutenção são necessárias. O presente trabalho propõe utilização de imagens e o georreferenciamento de defeitos encontrados por meio delas para avaliação do estado de conservação de ferrovias. Nos 23km de linha analisados foram caracterizados o estado de conservação dos pontilhões, os defeitos no lastro, a presença de vegetação e lixo, invasão à faixa de domínio e ocorrência de passagens de nível clandestinas. A ferramenta se mostrou eficiente e constatou-se predominância de defeitos em certa parte do trecho, que coincide com a maior incidência de atividade humana às margens da via.
Abstract: In Brazil, the share of the rail way in the freight transport matrix corresponds to only 20.7%. However, this mode is suitable for long distance transport, which is the case in Brazil. In order for the railroads to operate in good conditions, maintenance actions are necessary. This paper proposes the use of images and the georeferencing of defects found through them to evaluate the state of conservation of railways. In the 23km of line analyzed the following items were characterized: the state of conservation of pontoons, defects on the ballast layer, the presence of vegetation and garbage, invasion to railroad lands (the domain range) and the occurrence of clandestine grade crossings. The use of images proved to be an efficient tool. Predominance of defects was observed in a certain part of the stretch, which coincides with the higher incidence of human activity along the road margins.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56113
ISBN: 978-85-87893-21-5
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