Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDurand, Michelle Kuntz-
dc.contributor.authorLima, Margarete Maria de-
dc.contributor.authorVendruscolo, Carine-
dc.contributor.authorSilva, Kátia Jamile da-
dc.date.accessioned2021-01-13T17:02:04Z-
dc.date.available2021-01-13T17:02:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationDURAND, Michelle Kuntz et al. Tutoria como metodologia de Ensino a Distância (EaD): relato de experiência na qualificação para a Atenção Básica. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 3, p. 01-13, ago./dez. 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56019. Acesso em: 13/01/2021.pt_BR
dc.identifier.issn2525-9563-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56019-
dc.description.abstractIntroduction: the More Doctors Program (PMM) inserted professionals from different nationalities in the Unique Health System (SUS), what demanded that the necessity of the permanent education in the different sceneries of the country, so that distance education proved to be a accessible tool for individuals from different locations. Methods: this is an experience report on tutoring at the Open University of SUS (UNASUS) along with the Specialization Course in Primary Health Care for physicians enrolled in the PMM and the Program for the Enhancement of Primary Care Professionals (PROVAB). The course lasted twelve months, with a workload of 390 hours. Each tutor was responsible for a class consisting in approximately 40 students. Results: tutoring, in distance education, contributes to student and teacher training, as it is anchored in the development of the criticalreflective process as a teaching method; it allows to face challenges found in distance education and contributes to the resolution of Primary Care. Conclusion: distance education enables the sharing of information in an equitable and universal way. It is necessary to foster critical and reflective learning through new and comprehensive teaching practices that make it possible to break geographic and paradigmatic barriers in the field of health education with a view to qualifying SUS and improving access and resolvability in health care.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionaispt_BR
dc.subjectAtenção Básica em Saúdept_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectEnsino a Distânciapt_BR
dc.titleTutoria como metodologia de Ensino a Distância (EaD): relato de experiência na qualificação para a Atenção Básicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: o Programa Mais Médicos (PMM) inseriu profissionais de diferentes nacionalidades no Sistema Único de Saúde (SUS), o que gerou a necessidade de educação permanente para sua atuação nos diferentes cenários do País, gerando a necessidade de uso da Educação a Distância (EaD) online como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem Métodos: trata-se do relato de experiência sobre tutoria no Curso de Especialização em Atenção Básica ofertado pela a Universidade Aberta do SUS (UNASUS) para médicos inscritos no PMM e Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). O curso teve duração de doze meses, com carga horária de 390 horas. Cada tutor foi responsável por uma turma de, aproximadamente, 40 discentes. Resultados: a tutoria, na EaD online, contribui para a formação discente e docente, pois se ancora no desenvolvimento do processo crítico-reflexivo como método de ensino; permite o enfrentamento de desafios encontrados no processo e contribui para a resolubilidade da Atenção Básica. Conclusão: A EaD online possibilita o compartilhamento de informações de maneira equânime e universal. É importante fomentar o aprendizado crítico e reflexivo com novas e abrangentes práticas de ensino e aprendizagem, possibilitando romper barreiras geográficas e paradigmáticas no campo da formação em saúde com vistas à qualificação do SUS e melhoria do acesso e da resolubilidade na assistência à saúde.pt_BR
dc.title.enTutoring as a Distance Education (DE) methodology : experience report on qualification for primary carept_BR
Aparece nas coleções:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_mkdurand.pdf182,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.