Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Cínthia Ferreira-
dc.contributor.authorCavalcante, Edilma da Cruz-
dc.contributor.authorCoutinho, Erivelton Pinto-
dc.contributor.authorOliveira, Amanda Almeida de-
dc.contributor.authorFigueira, Manoela Almeida Santos da-
dc.contributor.authorPereira, Rui Manuel Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-01-12T18:50:25Z-
dc.date.available2021-01-12T18:50:25Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationALVES, Cínthia Ferreira et al. Protótipo de curso EaD online sobre anomalias craniofaciais para cirurgiões-dentistas da atenção primária. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 3, p. 01-16, ago./dez. 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56003. Acesso em: 12/01/2021.pt_BR
dc.identifier.issn2525-9563-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56003-
dc.description.abstractIntroduction:Craniofacial anomalies are not priorities in primary care and their treatment is offered in specialized reference centers. There are, however, the demand on training in order to dentists became able to provide dental care and follow-up for individuals with craniofacial anomalies, reducing individual therapeutic itinerary. Corroborating with Permanent Education in SUS, it was opted for the online distance education modality for professional qualification in an inseparable way from their practice without time and space limitations. Objective:to describe the process of developing a distance course on craniofacial anomalies for dentists in primary care. Methods:The third stage (development phase) of the ADDIE model was adopted. The elaboration stage involved the definition, teaching strategies, didactic resources, tools and technologies and assessment modalities. Results:The study plan and the course guide were obtained as products of the study. Each stage of product preparation was discussed with the relevant literature, enhancing the pedagogical aspects of the course. Conclusion: The course prototype followed standards in the literature for structuring distance education courses, enabling pedagogical potential appropriate to the reality of course participants in the target audience.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionaispt_BR
dc.subjectAnomalias Craniofaciaispt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectEstratégias em Saúdept_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.titleProtótipo de curso EaD online sobre anomalias craniofaciais para cirurgiões-dentistas da atenção primáriapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: As anomalias craniofaciais não constam como prioritárias nas linhas de cuidado da atenção primária e seu tratamento é oferecido em centros de referência especializados. Contudo, há a necessidade de formação para que cirurgiões-dentistas estejamaptos a realizar o atendimento e o acompanhamento odontológico do indivíduo com a anomalia craniofacial, reduzindo seu itinerário terapêutico. Corroborando com a proposta de Educação permanente no SUS, optou-se pela modalidade EaD online para qualificaçãoprofissional de forma indissociada de sua prática sem limitações de tempo e espaço. Objetivo: descrever o processo de desenvolvimento de um curso a distância sobre anomalias craniofaciais para cirurgiões-dentistas da atenção primária. Métodos: Foi adotadaaterceira etapa (fase de desenvolvimento) do modelo ADDIE. A etapa de elaboração envolveu o momento da definição, das estratégias de ensino, dos recursos didáticos, das ferramentas e tecnologias e das modalidades de avaliação. Resultados: Foram obtidos, como produtos do estudo, o plano de ensino e o guia do curso. Cada etapa da elaboração dos produtos foi discutida com a literatura pertinente, potencializando os aspectos pedagógicos do curso. Conclusão: O protótipo do curso seguiu padrões da literatura para estruturação de curso EaD, viabilizando potencial pedagógico adequado à realidade dos cursistas do público-alvo.pt_BR
dc.title.enOnline ead course prototype on craniofacial anomalies for primary attention dental surgeonspt_BR
Aparece nas coleções:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_rcfalves.pdf373,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.