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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formação de citotécnicos com metodologia híbrida: a EAD e sua contribuição para a detecção precoce do câncer do colo do útero no Brasil
Título em inglês: Formation of cytotechnicians with hybrid methodology : contribution to the early detection of cervical cancer in Brazil
Autor(es): Santos, Sani
Villardi, Raquel
Palavras-chave: Tecnologia Educacional;Educação Profissionalizante;Neoplasias do Colo do Útero
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citação: SANTOS, Sani ; VILLARDI, Raquel. Formação de citotécnicos com metodologia híbrida: a EAD e sua contribuição para a detecção precoce do câncer do colo do útero no Brasil. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 3, p. 01-17, ago./dez. 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56001. Acesso em: 12/01/2021.
Resumo: Introdução: O câncer do colo do útero, em todo o mundo, está entre os de maior incidência. Essa patologia mata anualmente, em nosso país, 16.370 mulheres, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, onde responde por 8,1% das mortes. O profissional citotécnico pode contribuir atuando tanto na prevenção quando na detecção precoce do câncer da cérvix uterina. Objetivo: propor a reestruturação da formação de citotécnicos no Brasil mediante uso de metodologia híbrida. Métodos: Foram realizadas buscas nas bases de dados dos Periódicos CAPES, LILACS e SCIELO com os descritores: “Tecnologia educacional”, “Exame colpocitológico” e “Câncer do colo do útero”, além de análise documental da matriz curricular atual, adaptando-a para a metodologia híbrida. Resultados: Esta pesquisa propõe que a matriz curricular seja reestruturada, dividida em três etapas, utilizando a educação presencial ou a EaD de acordo com a característica de cada disciplina, oferecendo três turmas por ano. Conclusão: Com a reestruturação da formação dos citotécnicos por meio da metodologia híbrida, seria possível maximizar o potencial desses profissionais para atuar na detecção precoce do câncer do colo de útero, além de favorecer o alcance dos indivíduos a serem qualificados, rompendo dificuldades geográfico-sociais do Brasil.
Abstract: Introduction: Cervical cancer worldwide is among the most prevalent. This pathology kills 16,370 women annually in our country, especially in the North and Northeast regions, where it accounts for 8.1% of deaths. The cytotechnical professional can contribute to both prevention and early detection of uterine cervix cancer. Objective: propose the restructuring of the formation of cytotechnicians in Brazil using hybrid methodology. Methods: Searches were conducted in the databases of the Periódicos CAPES, LILACS and SCIELO, with descriptors: "Educational technology", "Colpocitological examination", and "Cervical cancer", in addition to document analysis of the current curriculum matrix, adapting it to hybrid methodology. Results: This research proposes that the curricular matrix be restructured, divided into three stages, using classroom education or Education at a distance according to the characteristics of each discipline, offering 3 classes per year. Conclusion: With the restructuring the formation of cytotechnicians through the hybrid methodology, it would be possible to maximize the potential of these professionals to act in the early detection of cervical cancer, besides favoring the reach of individuals for qualification by breaking geographical – social difficulties from Brazil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56001
ISSN: 2525-9563
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