Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues Neto, Aluizio Marinho-
dc.contributor.authorVasconcelos, Victor Daniel-
dc.contributor.authorPinho, Ruth Carvalho de Santana-
dc.date.accessioned2021-01-07T14:21:44Z-
dc.date.available2021-01-07T14:21:44Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRODRIGUES NETO, Aluizio Marinho; VASCONCELOS, Victor Daniel; PINHO, Ruth Carvalho de Santana. A importância da disciplina auditoria para os alunos de contábeis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55955-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAuditoriapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Currículospt_BR
dc.subjectCiências contábeispt_BR
dc.titleA importância da disciplina auditoria para os alunos de contábeispt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino da Auditoria, no curso de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior, além de preparar os profissionais para a entrada no mercado de trabalho deveria apresentar ao profissional em formação uma concepção objetiva sobre esta carreira. Desse modo, é possível afirmar que o ensino da disciplina Auditoria deveria ter influência sobre a visão que o aluno terá sobre a atividade. O estudo realizado teve como objetivo principal verificar a contribuição da disciplina de Auditoria, ministrada na Universidade Federal do Ceará, para a formação da visão do aluno sobre o mercado de trabalho nesta área. A pesquisa caracterizou-se como um levantamento. O questionário visou conhecer o ponto de vista dos estudantes matriculados na disciplina Auditoria I, dos cursos diurno e noturno do semestre 2016.1, sobre o mercado de trabalho da profissão de auditor independente, observando a visão do aluno antes e depois de terem cursado a disciplina. Foi utilizada a escala de Likert para atribuir níveis de concordância com as afirmativas mediante uma escala de 1 a 6. Os dados foram analisados por meio de técnicas estatísticas, sendo feito um teste não paramétrico de Wilcoxon para a análise das médias. Os resultados obtidos apontaram significância nas médias das variáveis que envolviam o nível de exigência ética para o profissional auditor, a capacitação para o exercício da atividade, a concorrência da profissão e sobre o interesse na área. A variável remuneração, nível técnico-profissional, oportunidades de trabalho e dificuldades para o ingresso no mercado não alcançaram significância nas médias. Concluiu-se, então, que a disciplina tem conseguido contribuir para a visão do rigor normativo da profissão, mas precisa incorporar elementos mais voltados para o mercado de trabalho a fim de aproximar o aluno deste universo e motivá-lo para a profissão.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_amrneto.pdf67,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.